Histórico

Aberta a temporadas de furacões 2015

Hurricane season começou no dia 1º e vai até o fim de novembro. Temporada deve ser calma

Aberta a temporadas de furacões 2015

DA REDAÇÃO (com Agências) – A segunda-feira 1º de junho marcou o início da temporada de furações, a chamada hurricane season, nos Estados Unidos. Os meteorologistas preveem uma temporada calma, sem grandes tempestades e nenhum indício de nada muito significativo com previsão de se formar nos próximos meses. Normalmente, as piores chuvas vêm em agosto e setembro e o mês de outubro já começa mais calmo. Entretanto, os meteorologistas lembram que cada ano é diferente do outro.

A lista das tempestades conta com 21 denominações, sendo 14 delas originárias de 1979 e não há nenhum nome novo este ano. Os próximos nomes serão Bill, Claudette e Danny.

“O sul da Flórida não tem um furacão de proporções significativas há pelo menos dez anos, mas é sempre bom ficar atento. Uma única tempestade pode desencadear o caos”, disse o diretor Craig Fugate do Federal Emergency. A previsão é que 13 tempestades se formem e, dessas, três a seis podem se transformar em furacões e duas podem se tornar maiores com ventos de até 110mpg. Os meteorologistas afirmam que o El Niño irá impedir que os grandes furacões se formem no Pacífico.

Os centros de monitoramento de furacões estão atentos a todas as formações no oceano para, a exemplo do que aconteceu com o furacão Sandy em 2012, a população fique alerta. “O centro irá usar um mapa que indica onde estarão as tempestades e os moradores saberão exatamente a intensidade de cada local. Será possível saber se haverá enchentes e alagamentos”, explicou o especialista.

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou uma aliada poderosa dos centros de previsão do tempo e os alertas estão cada vez mais precisos. Apesar dos investimentos do governo em $10 milhões de dólares, os meteoroligistas reclamam que poderia ser investido mais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo