Antonio Tozzi Esportes

Aberta temporada de velocidade nos EUA

A temporada oficial de velocidade nos Estados Unidos da América para 2017 começa no dia 26 de fevereiro em Daytona Beach. Neste dia e local começa a Nascar – a mais americana das categorias de automobilismo mundial. Poucos são os pilotos estrangeiros que participam da Nascar e o público também é eminentemente formado pelos americanos.

Nas demais categorias do automobilismo, a prova final (ou as provas finais) é a que mais interessa e atrai mais público e atença da imprensa. Na Nascar, é diferente. A Daytona 500, disputada no circuito de Daytona Speedway, no centro da Flórida é a prova mais esperada e badalada da categoria. A cidade de Daytona Beach tem uma semana intensa com atrações e disputa acirrada pela pole position.

Formada por carros que circulam pelas ruas do país, porém altamente turbinados, os fãs da Nascar costumam ser bastante fiéis e comparecem à maioria das etapas.

Etapas da Nascar em 2017

Daytona International Speedway (Daytona Beach, Flórida); Atlanta Motor Speedway (Atlanta, Geórgia); Las Vegas Motor Speedway (Las Vegas, Nevada); Phoenix International Raceway (Avondale, Arizona); Auto Club Speedway (Fontana, Califórnia); Martinsville Speedway (Martinsville. Virgínia); Texas Motor Speedway (Forth Worth, Texas); Bristol Motor Speedway (Bristol, Tennessee); Richmond International Raceway (Richmond, Virgínia); Talladega Superspeedway (Talladega, Alabama); Kansas Speedway (Kansas City, Kansas); Charlotte Motor Speedway (Concord, North Carolina); Dover International Speedway (Dover, Delaware); Pocono Raceway (Long Pond, Pensilvânia); Michigan International Raceway (Brooklin, Michigan); Sonoma Raceway (Sonoma, Califórnia); Daytona International Speedway (Daytona Beach, Flórida); Kentucky Speedway (Sparta, Kentucky); New Hampshire Motor Speedway (London, New Hampshire); Indianapolis Motor Speedway (Speedway, Indiana); Pocono Raceway (Long Pond, Pensilvânia); Watkins Glen International (Watkins Glen, New York); Michigan International Raceway (Brooklin, Michigan); Bristol Motor Speedway (Bristol, Tennessee); Darlington Raceway (Darlington, South Carolina); Richmond International Raceway (Richmond, Virgínia); Chicagoland Speedway (Joliet, Illinois); New Hampshire Motor Speedway (London, New Hampshire); Dover International Speedway (Dover, Delaware); Charlotte Motor Speedway (Concord, North Carolina); Talladega Superspeedway (Talladega, Alabama); Kansas Speedway (Kansas City, Kansas); Martinsville Speedway (Martinsville. Virgínia); Texas Motor Speedway (Forth Worth, Texas); Phoenix International Raceway (Avondale, Arizona); Homestead-Miami Speedway (Homestead, Flórida). Interessante é que a temporada da Nascar começa na Flórida e termina na Flórida, no circuito de Homestead, no dia 19 de novembro. Outra curiosidade é a repetição dos circuitos em algumas provas por causa da alta popularidade desta categoria.

Favoritos da Nascar para esta temporada

Por ser extremamente competitiva, a Nascar tem muita alternância entre os pilotos vencedores. Algo diferente, por exemplo, da Fórmula 1, onde as melhores equipes contratam os melhores pilotos e consequentemente há poucas surpresas. Claro que há pilotos que se destacam, entretanto, os favoritos muitas vezes nem aparecem entre os primeiros colocados em algumas provas. Jimmie Johnson, o atual campeão, está entre os favoritos, assim como Brad Keselowski, Denny Hamlin (vencedor da Daytona 500 em 2016), Kurt Busch, Martin Truex Jr., Joey Logano, Kyle Busch, Chase Elliott , Dale Earnhardt Jr. e Jeff Gordon. Danica Patrick, que ganhou notoriedade na Indy Car, continua sem ter vencido nenhuma prova na Nascar.

Copa Libertadores da América ou do Brasil?

O Brasil terá oito representantes na Copa Libertadores da América em 2017. Ou seja, 25% dos participantes do torneio são brasileiros. Já estavam previamente classificados para a Fase de Grupos estas equipes: Palmeiras (campeão brasileiro), Santos (vice-campeão), Flamengo (3º colocado), Atlético MG (4º colocado); Grêmio (campeão da Copa do Brasil) e Chapecoense (campeã da copa Sul-americana). Agora, se juntam à estas equipes o Botafogo, do Rio de Janeiro, e Atlético PR, de Curitiba. Portanto, as possibilidades de um time brasileiro faturar o título são bastante elevadas.

Classificação heróica do Botafogo

O Botafogo viajou para Assunção com uma boa vantagem. Após ter vencido a partida de ida no Rio de Janeiro, bastava um empate no Paraguai. Entretanto, o Olimpia devolve a derrota por 1 a 0, com gol de Braian Montenegro. Barrado por deficiência técnica, o goleiro paraguaio Gatito Fernandez acabou sendo o herói da classificação botafoguense. Após derrota no tempo normal, o Alvinegro levou a melhor nas disputa de pênaltis por 3 a 1 e conquistou a tão sonhada vaga na fase de grupos da Libertadores. E coube a Gatito Fernandez, velho conhecido do time da casa por ter jogado no arquirrival Cerro Porteño, calar o lotado Defensores del Chaco. Após entrar na fogueira, no lugar do contundido Helton Leite, o goleiro paraguaio defendeu três de quatro cobranças e garantiu a classificação.Quem imaginaria no início do jogo que Gatito Fernández seria o herói da classificação? Retornando de lesão, o goleiro paraguaio começou no banco. Mas precisou entrar na fogueira aos 15 minutos do 2º tempo, após a lesão de Helton Leite. Bem nos primeiros lances, Gatito não conseguiu segurar o chute de Brian Montenegro aos 34. Mas na disputa de pênaltis só deu ele. Ex-jogador do Cerro, o arqueiro mostrou que conhecia muito bem o antigo rival Olimpia. Com muita frieza, virou herói na disputa de pênaltis.

Classificado para a próxima fase, o Botafogo entra no Grupo 1 da Libertadores e volta a campo no dia 14 de março, em casa, contra o Estudiantes-ARG, no Estádio Nilton Santos.

Atlético PR dá volta por cima no Paraguai

A equipe do Furacão tinha uma missão fácil para carimbar sua passagem para a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América. O Rubro-negro paranaense tinha pela frente a desconhecida equipe do Deportivo Capiatá do interior do Paraguai e se complicou com o empate de 3 a 3 na Arena da Baixada em Curitiba. Assim, o Atlético PR viajou para Capiatá com a responsabilidade de vencer. E ela veio pelos pés do meia Lucho González, que tinha passado em branco nas outras 16 partidas pelo clube. O argentino marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra aos 11 minutos do primeiro tempo e encaminhou a classificação. O jogador de 36 anos, vale lembrar, está acostumado a disputar a competição. Ele está em sua sexta Libertadores e tem um título no currículo, com o tradicional River Plate em 2015. Se Lucho González brilhou na frente, a defesa mostrou a tradicional segurança e suportou a pressão paraguaia. O Capiatá, que terminou com 54% de posse de bola, finalizou 10 vezes, mas viu Weverton e companhia garantirem a vitória. A estreia do Atlético-PR na fase de grupos da Libertadores será contra a Universidad Católia, no dia 7 de março na Arena da Baixada.

Cruzeiro goleia no Mineirão

O Cruzeiro não teve pena do São Francisco-PA, no Mineirão, na noite de quarta-feira (22), e confirmou a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil com uma maiúscula vitória por 6 a 0. Na noite que marcou a estreia de Thiago Neves pelo clube mineiro, Rafael Sobis foi o nome do jogo, com quatro gols marcados. Robinho e Arrascaeta completaram a goleada. O primeiro jogo de Thiago Neves foi muito bom. O meia participou de três gols, dando duas assistências, e mostrou desenvoltura com os companheiros, mesmo com o pouco entrosamento.

Inter mostra força na Copa do Brasil

A oscilação demonstrada pelo Internacional no estadual e no confronto contra o Princesa do Solimões foi deixada de lado na quarta-feira (22). Jogando com toques rápidos, velocidade no ataque e a noite inspirada de Brenner, o Colorado atropelou o Oeste, fazendo 4 a 1 no time paulista, em duelo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, disputado no Beira-Rio. Abrindo uma boa diferença de dois gols logo no começo da partida, o Inter soube envolver o rival, que foi ao Sul do Brasil já fragilizado pela campanha ruim na divisão de acesso do Campeonato Paulista. Na segunda etapa, o Rubrão até ameaçou, mas o time de Antonio Carlos Zago conseguiu controlar os nervos para manter o domínio e transformar a vitória em goleada.

Vitória classifica-se para terceira fase da CB

Sem empolgar, o Vitória está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Na noite de quarta-feira (22), o Rubro-Negro bateu o Bragantino por 3 a 2, no Barradão, e garantiu vaga na terceira fase da competição nacional. André Lima, Cleiton Xavier e Fred marcaram os gols da equipe baiana, que errou muitos passes e voltou a apresentar falhas defensivas. O Massa Bruta, eliminado da competição, descontou com Daniel Ferreira e Vitor Braga.

Sport Club do Recife garante vaga na próxima fase da CB

Tranquilidade. Essa palavra define o jogo do Sport diante do Sete de Dourados. O Leão marcou logo no início do jogo, com Leandro Pereira, foi para o intervalo com dois na frente. Na segunda etapa, Rogério ainda fez o que fechou o placar: 3 a 0 para o time da Ilha, classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Agora, o Rubro-negro pernambucano enfrentará o Boavista, do Rio de Janeiro. A partir desta fase, os jogos voltarão a ser disputados no sistema de ida e volta em vez de uma só partida como vem ocorrendo nas primeira e segunda fases.

Sem entusiasmar, Flamengo arranca empate em Fortaleza

O Flamengo não tem mais 100% de aproveitamento na temporada. Em um jogo de nível técnico baixo, os reservas do Rubro-negro ficaram apenas no 0 a 0 com o Ceará, na quarta-feira (22), no Castelão. Foi a última partida dos cariocas na fase de classificação da Primeira Liga. O time de Zé Ricardo somou sete pontos e garantiu a primeira posição do Grupo B. De acordo com a tabela, as quartas de final serão realizadas apenas nos dias 29 e 30 de agosto. A concentração do Rubro-negro agora se volta para a semifinal da Taça Guanabara. Depois de muita confusão, o jogo contra o Vasco foi marcado para o próximo sábado (25), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A equipe tem a vantagem do empate para chegar à final.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo