Histórico

Abraham Lincoln é figura mais influente dos EUA, diz pesquisa

Abraham Lincoln, o presidente dos EUA que venceu a Guerra Civil e que colocou fim à escravidão, ficou no topo da lista dos cem norte-americanos que mais influenciaram a história do país, mostrou uma pesquisa divulgada na terça-feira.

A revista Atlantic Monthly pediu a dez historiadores importantes que classificassem, por ordem de importância, os norte-americanos que tiveram maior impacto na história dos EUA.

Entre as outras figuras que ficaram nas dez primeiras posições estão os presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Woodrow Wilson e Franklin D. Roosevelt, bem como o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr.

Também fizeram parte da lista Alexander Hamilton, Benjamin Franklin, John Marshall (presidente da Suprema Corte de Justiça dos EUA) e o inventor Thomas Edison.

Mais de 30 escritores, entre os quais o romancista Mark Twain e o poeta Walt Whitman, ficaram entre as cem figuras mais influentes. Entre os nomes do mundo de hoje, estão o cantor Bob Dylan, o jogador de golfe Tiger Woods e Ralph Nader, um defensor dos direitos do consumidor.

O editor da revista, James Bennet, afirmou, em um comunicado, que a lista havia sido pensada para incentivar o debate sobre quem havia influenciado a história do país e como isso teria acontecido.

Ele perguntou, por exemplo, como “Bill Gates pode ficar à frente de Elvis Presley, ou Presley à frente de Lewis e Clark”, referindo-se ao capitão Meriwether Lewis e ao segundo tenente William Clark, que realizaram uma viagem de exploração até a costa do Pacífico, no século 19.

Também participou da elaboração da lista a autora e historiadora Doris Kearns Goodwin, vencedora do Prêmio Pulitzer. Goodwin afirmou ter procurado colocar na lista pessoas que permitiram a outras levar “vidas mais plenas — material, psicológica, cultural e espiritualmente”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo