Histórico

AcheiUSA atinge 200 edições

Jornal brasileiro mais popular da Flórida comemora marco com novo layout de capa e conteúdo mais variado

Diz-se que uma publicação só adquire consistência e está apta a conquistar a confiabilidade de seu público depois de sua 20ª edição. O que dizer, então, de um jornal que atinge a marca histórica de 200 números publicados? Pois é, querido leitor: este exemplar do AcheiUSA em suas mãos é a edição 200 (ufa!) do periódico que iniciou uma nova era do jornalismo brasileiro nos Estados Unidos. Por isso queremos comemorar, não só em função da histórica marca alcançada ou mesmo pelo simbolismo de um número redondo, mas também porque a cada dia que passa sentimos a importância crescente do nosso trabalho junto à comunidade aqui no sul da Flórida.

O periódico, lançado em novembro de 2000 como um jornal quinzenal basicamente voltado aos anúncios classificados, chega hoje a esta edição comemorativa com conteúdo completo e variado, que mistura notícias – com destaque para a cobertura dos fatos locais e culturais – e opinião, artigos e colunas, informações e serviços, sem esquecer, é claro, dos (muitos) classificados. São mais de dois mil novos produtos, ofertas ou recados novos a cada semana, que impulsionados pelo site (www.acheiusa.com) conseguem facilitar a vida dos brasileiros, atendendo às necessidades nas formas mais diversas.

Nesse sentido, emblemático é o exemplo o caso da mineira Judith Serrano, que mora em Deerfield Beach e não tem carro para se locomover pela cidade. Sem poder confiar num serviço público de transporte, ela utiliza os classificados gratuitos do AcheiUSA para conseguir chegar ao seu destino. “Quando eu tenho uma consulta médica ou qualquer outra obrigação, eu coloco um classificado oferecendo dinheiro para a gasolina e ainda uma gorjeta para quem puder me dar uma carona. Jamais perdi meus compromissos”, conta Judith.

Mas sem tirar os méritos dos classificados, a relevância de uma publicação jornalística é medida também pela repercussão de suas reportagens e, também nesse quesito, o AcheiUSA tem escrito com letras fortes a sua inserção na comunidade. O que dizer das matérias publicadas, com fotos marcantes, logo a seguir das passagens dos furacões Frances e Wilma, que provocaram estragos na vida de muitos brasileiros na nossa região? Vale lembrar também o série de reportagens sobre as profissões de brasileiros na América e a recente entrevista com o policial brasileiro na corporação de Broward. O AcheiUSA, aliás, sempre serviu como protetor da comunidade.

E é justamente nas seções de noticiário que está uma das mudanças do AcheiUSA a partir deste número. Queremos ampliar os temas abordados a cada semana e vamos incluir na pauta, de forma sistemática, mais matérias de comportamento e dicas de saúde, entre outras, tornando a leitura das páginas ainda mais agradável. A primeira página do jornal também mereceu um toque de modernidade, com um novo projeto gráfico e maior destaque para as manchetes em cada edição.

O AcheiUSA aproveita o momento para render homenagens aos que, de alguma forma, participaram dessa trajetória, que agora chega ao marco 200. O primeiro grupo é o dos colunistas, que apesar de não pertencerem à equipe do jornal estão sempre por perto, cada um em sua área, enriquecendo o nosso veículo. As parcerias com importantes eventos e marcas – como o Festival de Cinema Brasileiro em Miami e a Brasil Fair – também ajudaram a criar a identidade do AcheiUSA com a comunidade. Da mesma forma, é necessário e justo lembrar dos nossos anunciantes, empresários e empreendedores que atuam junto à comunidade e sempre prestigiaram o nosso trabalho – e com a devida licença aos mais de 150 anunciantes ativos gostaríamos de citar a Central do Brasil e o Despachante Brasileiro, que estão conosco desde a primeira edição.

Mas o agradecimento especial vai para os nossos leitores, que nos acompanham fielmente há mais de sete anos. Graças à participação e críticas de cada um, estamos conseguindo produzir um material melhor a cada semana. E esperamos que vocês continuem achando o nosso jornal ‘redondo’, exatamente como o número 200 que estampa a capa desta edição.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo