Histórico

AcheiUSA lança terceira edição de seu Prêmio de Literatura

Com o objetivo de estimular a produção literária dos brasileiros que vivem no exterior, em especial nos Estados Unidos, o grupo AcheiUSA vai reeditar, em 2008, o seu Prêmio de Literatura. Mais uma vez, o concurso será voltado para o gênero Conto e os participantes têm até o dia 10 de outubro para entregar seus trabalhos.

Os vencedores do III Prêmio AcheiUSA de Literatura serão escolhidos por um júri especializado e vão ganhar mil e quinhentos dólares – o primeiro colocado leva mil dólares em dinheiro e o segundo lugar, 500 dólares. Os outros oito melhores colocados receberão um certificado de menção honrosa e, como nas duas edições anteriores, os melhores textos serão publicados no jornal. O tema é livre, mas o assunto deve tratar de alguma experiência vivida pelo imigrante brasileiro nos Estados Unidos.

“Este ano queremos ampliar a participação da comunidade, daí a opção por não limitar a criatividade de nossos ‘escritores’ a um tema específico”, justifica Jorge Nunes, presidente do AcheiUSA e idealizador do prêmio. Em 2006 e 2007, mais de cem brasileiros participaram do concurso e as vencedoras foram, respectivamente, Eunice Morelli e Una Proença.

No site do AcheiUSA (www.acheiusa.com), os interessados podem acessar o regulamento do concurso.

III Prêmio AcheiUSA de Literatura / 2008 – Regulamento

Categoria: CONTOS – TEMA: LIVRE

1. Este concurso cultural é promovido pelo AcheiUSA Newspaper e possui caráter exclusivamente cultural, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos participantes, não sendo, portanto, necessária a aquisição de qualquer produto, bem, ou serviço, para sua inscrição.
2. O III Prêmio AcheiUSA de Literatura tem a finalidade de estimular a produção literária dos brasileiros residindo nos Estados Unidos e incentivar a cultura brasileira neste país, premiando obras inéditas que versem sobre as experiências do imigrante brasileiro nos EUA. Nesta terceira edição do Prêmio o tema é livre.
3. Este concurso é destinado exclusivamente a autores brasileiros desconhecidos, que residam nos Estados Unidos (sob qulalquer status), que apresentem textos totalmente inéditos, ainda não publicados.
4. É vedada a participação no concurso de funcionários do AcheiUSA Newspaper ou de seu website www.acheiusa.com, bem como de seus colaboradores regulares.
5. Para os fins previstos neste regulamento, serão considerados autores desconhecidos aqueles que não tenham nenhum livro, conto ou história publicados até o último dia da inscrição neste concurso. As obras inéditas são aquelas que não tenham sido objeto de publicação até o encerramento deste concurso.
6. As inscrições das pessoas impedidas de participar deste concurso, quando identificadas, serão invalidadas e desclassificadas imediatamente.
7. Para concorrer, os participantes deverão enviar por correio, ou entregar na sede do AcheiUSA Newspaper, no endereço: 816 SE 9th Street Suite E, Deerfield Beach, FL 33441 USA, (seis) vias impressas de um conto, de tema livre, mas cuja fonte de inspiração seja alguma experiência do autor como imigrante brasileiro nos Estados Unidos, observado o limite máximo de 5.600 (cinco mil e seiscentos) caracteres (incluindo espaços).
8. Os contos devem ser assinados com pseudônimos. Dentro do envelope e juntamente com 06 (seis) vias do conto, deverá ser inserido um envelope menor lacrado com apenas o pseudônimo subscrito do lado de fora do mesmo, contendo o nome verdadeiro e os demais dados que permitam identificar e localizar o participante inscrito, como nome, endereço, telefone e e-mail. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições via e-mail ou outro processo eletrônico.
9. Somente serão aceitas inscrições que preencham todas as condições previstas, realizadas dentro do período estabelecido e através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos ao AcheiUSA.
10. Cada autor poderá participar do concurso com apenas um conto.
11. O prazo de envio dos contos encerra-se em 10 de outubro de 2008 (data de postagem no correio) às 18 horas. Não serão aceitos os contos cuja data de postagem no correio ou entrega na sede do AcheiUSA ultrapasse esse prazo.
12. Todos os contos serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta pela equipe de jornalistas do AcheiUSA, bem como por outros jornalistas e escritores convidados pela equipe, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação dos contos será realizada com base nos critérios de adequação ao regulamento e cenário propostos e ao respeito à limitação de caracteres especificado no item 7 acima. A Comissão escolherá os contos vencedores. Serão escolhidos um Vencedor, um Segundo Colocado e oito Menções Honrosas.
13. A divulgação dos nomes do Vencedor, do Segundo Colocado e das Menções Honrosas será feita, em primeira mão, no site do jornal na internet no dia 4 de novembro de 2008 e, posteriormente, na edição do AcheiUSA do dia 7 de novembro de 2008.
14. O autor do melhor conto receberá um prêmio no valor de U$ 1,000.00 (mil dólares), terá seu conto publicado no AcheiUSA e no www.acheiusa.com, juntamente com uma pequena biografia. O autor do segundo melhor conto receberá U$ 500.00 (quinhentos dólares) e o texto também será PUBLICADO. Os ganhadores da Menção Honrosa receberão diploma e, IGUALMENTE, terão seus trabalhos publicados no AcheiUSA e no website.
15. O AcheiUSA Newspaper promoverá uma cerimônia de premiação, em local e data a serem oportunamente definidos e informados aos vencedores após a divulgação dos contos selecionados.
16. A entrega dos prêmios será realizada na cerimônia de premiação mencionada acima, diretamente ao vencedor ou na sua ausência, à pessoa devidamente autorizada por escrito para esse fim.
17. No caso de fraude comprovada o vencedor será excluído automaticamente do concurso, sendo que o prêmio será transferido para o próximo colocado dentro das condições válidas.
18. Os participantes concordam em autorizar, por tempo indeterminado, o uso, pelo AcheiUSA Newspaper, de suas imagens, som de voz, nomes em filmes, vídeos, fotos, anúncios em jornais e revistas para divulgação do Prêmio Literário AcheiUSA, além da publicação dos mesmos no jornal e na internet, sem nenhum ônus para o AcheiUSA.
19. Eventuais dúvidas relacionadas com este concurso e seu regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail reporter@acheiusa.com. As dúvidas oriundas deste regulamento serão julgadas pela comissão composta pela equipe do jornal AcheiUSA e sua decisão será irrecorrível.
20. A participação neste concurso implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
21. Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Concurso declaram ser os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, responsabilizando-se e isentando o AcheiUSA de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.
22. Todos os textos contendo os contos enviados, inclusive os vencedores, não serão devolvidos aos seus respectivos autores-participantes após o término deste Concurso, os quais, desde já, autorizam, a título gratuito, ao AcheiUSA, a publicação dos contos, permitindo suas reproduções parcial e/ou integralmente e edições, se for o caso.
23. O AcheiUSA reserva-se no direito de alterar qualquer item deste Concurso, bem como interrompê-lo, se necessário for, mediante prévio aviso de 05 (cinco) dias, por meio de comunicação destinada a todos os participantes efetivamente inscritos, os quais, caso não concordem com os termos alterados, poderão cancelar a inscrição de participação no Concurso, a fim de se liberarem das obrigações ora assumidas.
24. A participação neste concurso cultural não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste Regulamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo