Estados Unidos

Acidente de trem em East Palestine (OH) matou mais de 43 mil animais; moradores reportam doenças

O escopo completo das consequências ambientais e para a saúde humana relacionadas ao descarrilhamento do trem da Norfolk Southern, contendo substâncias tóxicas, ainda não é conhecido

Trem da Norfolk Southern descarrilhou em East Palestine (OH) em 3 de fevereiro. Foto: Wikipedia

O Departamento de Recursos Naturais de Ohio estima que mais de 43 mil animais morreram em East Palestine e arredores após o descarrilamento do trem Norfolk Southern, que transportava grande quantidade de produtos químicos tóxicos. As autoridades estimaram que 38.222 peixes e cerca de 5.550 outras espécies, entre mamíferos, répteis e anfibeos, foram mortos em decorrência do acidente. As mortes ocorreram em um raio de cinco milhas dentro da área de impacto. A informação é do US Today.

Enquanto isso, moradores e trabalhadores próximos ao local onde aconteceu o acidente apresentam diagnósticos como bronquite e outras doenças que médicos e enfermeiras suspeitam estarem ligadas à exposição a substâncias químicas.

Melissa Blake, que mora a menos de um quilômetro do local do acidente em East Palestine, disse que começou a tossir muco cinza e estava lutando para respirar em 5 de fevereiro, dois dias após o descarrilamento do trem. Naquele dia, ela evacuou sua casa e também foi para a sala de emergência, onde foi diagnosticada com “bronquite aguda devido a vapores químicos”, de acordo com registros médicos revisados ​​pela NBC News. Melissa ainda não voltou para casa desde que recebeu alta há quase três semanas.

Na CeramFab, empresa de manufatura adjacente ao local do acidente, cinco de seus 10 funcionários ficaram doentes, de acordo com o gerente geral Howard Yang. Ele disse que a empresa suspendeu as operações por cerca de uma semana por causa do descarrilamento e, posteriormente, da liberação de cloreto de vinila, um produto químico cancerígeno a bordo do trem que foi queimado intencionalmente para evitar o risco de explosão. Os funcionários de Yang retomaram o trabalho em 13 de fevereiro, disse ele, mas depois de cerca de dois dias, eles “começaram a cair feito moscas”. “As pessoas acabaram com erupções cutâneas, náuseas, vômitos, nariz sangrando, problemas oculares e muita tosse”, relatou. “Enviamos os trabalhadores ao hospital para fazer exames e, com certeza, na maioria dos casos, foi um diagnóstico de ‘bronquite química’. Eles receberam cinco tipos diferentes de pílulas, incluindo esteróides”, disse.

O escopo completo das consequências ambientais e para a saúde humana relacionadas ao acidente ainda não é conhecido. Na semana passada, a United States Environmental Protection Agency (EPA) disse que a água municipal de East Palestine era segura para beber. Os exames de qualidade do ar interno de mais de 550 residências não excederam os padrões de segurança, e a qualidade do ar na comunidade permanece “normal”, afirmou a agência.

A análise da EPA sugere, porém, que nove das dezenas de produtos químicos monitorados ainda apresentam níveis alarmantes. “Se os níveis de alguns desses produtos químicos permanecerem altos, isso pode ser um problema para a saúde dos residentes a longo prazo”, afirmaram os cientistas da Texas A&M e Carnegie Mellon University em coletiva de imprensa. Os níveis mais altos encontrados na região é de uma substância química chamada acroleína. A acroleína é usada para controlar plantas, algas, roedores e microorganismos e pode causar inflamação e irritação da pele, problemas respiratórios e nas mucosas, diz a análise.

Em comunicado, a Norfolk Southern Railway, empresa responsável pelo trem, disse que está “comprometida em fazer o que é certo para os residentes de East Palestine”. A companhia ofereceu $ 8 milhões em doações ou assistência financeira até agora, incluindo $ 3,4 milhões para famílias locais e um fundo de assistência comunitária de $ 1 milhão. Também se comprometeu a pagar todos os custos de limpeza e continuar a testar o ar, a água e o solo. “Se os residentes tiverem ou estiverem apresentando sintomas com os quais não estão acostumados, nós os encorajamos fortemente a consultar um profissional médico de confiança ou visitar a nova clínica de saúde que as autoridades locais, estaduais e federais estão mantendo em East Palestine”, disse um o porta-voz da empresa.

*com informações da US Today e da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo