Notícias

Adolescente brasileiro barrado em aeroporto e preso em Chicago já retornou ao Brasil

Jovem ficou preso em abrigo em Chicago por ter visto de turista e estar matriculado em escola pública

Adolescente foi detido em um abrigo em Chicago
Adolescente foi detido em um abrigo em Chicago

O brasileiro Vitor Fraga, de 15 anos, já está junto com a família em Niterói (RJ) depois de passar duas semanas preso em um abrigo da Imigração para adolescentes em Chicago. O Itamaraty informou na que o adolescente recebeu uma autorização de um juiz de Imigração para voltar ao Brasil. Ele e o pai embarcaram no último dia 23 de agosto.

Vitor viajou para os EUA com visto de turismo, mas estava matriculado em uma escola pública dos EUA. Ele foi impedido de prosseguir viagem, assim que chegou ao aeroporto de Houston, no Texas, onde faria conexão, por não apresentar o documento adequado.

O Itamaraty ressaltou que o caso não fica registrado como deportação, mas como um “retorno voluntário”, embora o jovem seja obrigado a deixar o país. O órgão explicou que, numa próxima viagem, o jovem poderá entrar nos EUA, se estiver com o visto correto.

Vitinho, como é conhecido pelos amigos, ficou em um quarto com três adolescentes refugiados do Senegal. Teve que entregar seus pertences, inclusive a roupa do corpo, e vestir uniforme e seguia regras rígidas: levantar cedo, arrumar o quarto, estudar e fazer três refeições por dia.

Somente em 2017, 37 adolescentes brasileiros foram detidos pela Imigração, sendo que oito deles, ainda permanecem detidos, segundo dados do Itamaraty. (Com informações do jornal O Globo).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo