Histórico

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração – Edição 567

Clique aqui para enviar sua dúvida de imigração, ela será respondida na medida do possível


Renata Castro, advogada com escritório em Weston e Naples (FL), telefone (954)888.6383.

Olá, fui deportado em 2012 porque tinha aplicado para o asilo e não compareci mais às cortes. Gostaria de saber sobre o waver (perdão), eu posso pedir?  
Renata-
Eu precisaria de mais informações a respeito do seu caso para determinar sua eligibilidade para um waiver. Estou à disposição por email renata@kordaburgess.com

Estou desde 13/03/2015 com visto de turista e trouxe meu filho de 14 anos comigo. O pai dele está aqui ilegal, porém nosso visto expira apenas em 12/09. Caso eu aplique para o visto de estudante meu filho também terá direito? Ou o ideal seria retornar para o Brasil para renovar o visto? Meu filho está estudando em uma high school.
Renata –
O fato de você já estar nos Estados Unidos com um visto de turista e com o seu filho matriculado em uma escola pública (já que ele não tem visto de estudante) já configura violação do seu status. Seu filho pode entrar no pleito para o visto de estudante com você sim, mas você terá que mostrar que pode retornar ao Brasil pois tem elos com o país. Se a sua permanência já está para vencer recomendo que você procure nosso escritório o mais rápido possível, pois mudança de status estão levando quase 10 meses.

Atualmente qual e o tempo de processamento para um pedido waiver i-601?
Renata –
Waivers, que são pedidos de perdão para violações imigratórias, não são garantidos por lei e são emitidos sob análise discricionária do Advogado Geral da União norte-americana ou pelo agente consular do posto consular responsável pelo caso. Como esses são processos delicados, já que obrigatoriamente envolvem violações legais (que podem não ser necessariamente criminais), o tempo de resposta é extenso e não é garantido. Hoje os pedidos de perdão levam, pelo menos, um ano até a emissão de uma decisão, positiva ou negativa.

Morei 14 anos nos USA, voltei para o Brasil em 2009. Meu filho é americano e daqui a três anos completa 21 anos. Quando ele poderá dar entrada nos papeis para mim? Disseram que quando ele completasse 20 anos já poderia aplicar. Isso é verdade?
Renata – Ele pode pleitear a residência para você três meses antes de completar 21 anos. Como você morou nos Estados Unidos ilegalmente e saiu do país você precisará de um pedido de perdão pois você está sujeita a uma penalidade de 10 anos sem entrar nos EUA após a sua saída. Recomendo que você entre em contato com nosso escritório para maiores esclarecimentos.

Sou cidadão americano e gostaria de saber se é possível trazer minha neta que é filha de mãe solteira do Brasil para viver comigo legalmente. Ela tem 14 anos.
Renata –
Infelizmente o direito imigratório não descende diretamente para netos, salvo em situações aonde os avós adotam os netos como filhos perante a justiça. A adoção precisar acontecer até uma certa idade. Entre em contato com nosso escritório para maiores esclarecimentos.

Entrei pelo México em junho de 2005. Fui pego pela imigração, fui liberado e me deram a liberação em aberto. Voltei ao Brasil em 2009 e gostaria de solicitar visto agora em julho de 2015. Gostaria de saber se vou ter alguma restrição. Desde já agradeço.
Renata –
Apesar das informações enviadas sobre o seu caso serem limitadas, adianto que você está sujeito a uma penalidade de 10 anos sem entrar nos Estados Unidos a partir da data que você saiu daqui, ou seja, você só é elegível para um pedido de visto a partir de 2019. Caso você decida omitir ou mentir no seu formulário de visto para aumentar as suas chances de aprovação e for pego, você estará sujeito a uma proibição permanente de entrada nos EUA, ou seja, não poderá mais entrar no país.

Olá sou cidadão italiano e estive no Estados Unidos por 3 vezes e nunca fiquei ilegal ou fui pego por algo, gostaria de saber se entre a Itália e Estados Unidos teria algum acordo para que eu possa ter um green card para trabalhar e morar nos EUA. Obrigado.
Renata –
Para receber o green card propriamente não, mas você como italiano pode pleitear o visto E-2, com um pequeno investimento e se fixar legalmente no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo