Dúvidas dos Leitores Histórico Imigração Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores (572)

Imigração em Dia

Colaborou Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

P – Por ter a cidadania italiana, tenho a possibilidade de ter o Visto E2, e como estou para me aposentar em 2016, penso em migrar para os EUA para a cidade de Orlando (FL)  junto com a família. Poderia dar-me alguns exemplos de investimentos pequenos que poderiam encaixar neste tipo visto?

Gardini – Existem alguns investimentos que não são tão complicados e geram retorno como restaurantes, importação/exportação, tecnologia, etc. Fique atento às leis do país e para não entrar em nenhuma roubada. É muito importante estudar bastante o investimento antes de dar qualquer passo para não perder dinheiro.

P – Moro nos Estados Unidos há 11 anos, entrei com o visto de turismo. Tenho um relacionamento com o pai do meu filho por quase 10 anos, há três anos estamos moramos juntos, mas ele não decide casar comigo. Nosso filho tem 3 anos. Existe alguma lei que poderia me ajudar nessa situacao me tornar legal no pais? Obrigada.

Gardini – Sim existem duas leis. 1) quando seu filho completar 21 anos ele pode pedir o green card para você. 2) a famosa “lei” dos 10 anos que NÃO é uma lei e sim uma defesa de deportação feita em corte.

P – Olá, meu marido já fez o Toefl e pretende fazer o Exame de Enfermagem (NCLEX) agora em agosto ai na Flórida. Já temos vários hospitais americanos interessados em ser sponsor dele assim que ele confirmar que passou nesse teste. Gostaria de saber depois da prova e de assinarmos o contrato com algum desses hospitais quanto tempo ficaremos na fila do green card? Grande abraço.

Gardini – A resposta é mais complicada do que isso, o tempo dependerá do tipo de aplicação feita se for o visto H1-B não dá direito a green card e terá que ser feita uma outra aplicação em conjunto como um pedido através da qualificação EB-3 que pode levar de 1 a 2 anos.

P – Tenho meu green card desde dezembro de 2011. Quando posso dar entrada para a minha cidadania?

Gardini – Você pode dar entrada 90 dias antes de completar 3 anos de green card se foi obtido por casamento ou 90 dias antes de completar 5 anos se foi obtido por qualquer outro motivo.

P – Olá fiquei nos EUA por  1 ano e 8 meses, voltei em 2008. Tentei o visto de turismo agora em fevereiro e foi negado. Fui como estudante a primeira vez. O meu caso entra no perdão de 10 anos?

Gardini – Não. Infelizmente no seu caso o castigo é de 10 anos e não tem perdão, a boa notícia é que 2018 já está chegando, a má notícia é que mesmo passados 10 anos o consulado ainda pode negar o visto.

P – Conheço um brasileiro em uma companhia americana que descobriu algumas irregularidades. A empresa contrata funcionários ilegais com documentos falsos, sonega impostos, faz lavagem de dinheiro entre muitos outros problemas. Esse brasileiro foi demitido e recebeu ameaças de que seria entregue à imigração porque esta ilegal e com ordem de deportação. Há alguma possibildade de um acordo com a imigração e/ou polícia para testemunhar contra essa empresa e em contrapartida poder ficar no país legalmente? Ele teme pela integridade física dele e da familia, pois os criminosos são poderosos e sabem que ele tem conhecimento das irregularidades.

Gardini – Prezado leitor, esta pergunta não tem um caráter jurídico propriamente dito. Caso seu amigo tenha sido vítima de um crime, e ele testemunhar a favor da polícia ele poderá usar do benefício do Visa-U, mas a pessoa terá que ser vítima de um crime listado no formulário I-918 que pode ser encontrado no website da imigração.

P – Eu gostaria de obter informações sobre como poder entrar legalmente neste país. Meu esposo viveu nos EUA num período total de quase sete anos, entrando e saindo (três vezes). Na última tentativa de entrada no país, ele foi barrado e o mandaram de volta ao Brasil, isso aconteceu há dois. O ex-patrão dele está interessado em contratá-lo. Qual o procedimento para ele conseguir este contrato de trabalho? Se ele fizer o pedido de perdão, ele pode começar o processo de contrato de trabalho? Quais são as chances de poder retornar para este país?

Gardini – Infelizmente seu esposo tem um castigo, e há perdões para obtenção de visto de trabalho, então se o seu esposo tem o castigo de 10 anos ele deverá cumprir o castigo e depois disso fazer a aplicação via o trabalho.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nas respostas são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como uma relação entre cliente e advogado de qualquer tipo.

Mande sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será encaminhada ao advogado(a) e respondida na medida do possível.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo