Dúvidas dos Leitores Imigração

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração (#580)

Colaboração de Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

Tenho visto b1 e b2, posso tirar o social security? E como proceder?
Gardini –
Não. Infelizmente para se obter o Social Security Number (SSN) é necessário um visto de trabalho. Sempre existe um amigo que diz ter conseguido tirar o SSN com o visto de turista. Caso isso tenha acontecido de verdade foi provavelmente um erro de quem emitiu e é muito raro de acontecer. Para se obter o SSN está tão difícil que nem mais quem tira visto de estudante para estudar inglês tem conseguido. Ainda é possível tirar a carteira de motorista, mas muitas vezes não é dado o SSN.

Olá, fui deportada ao chegar no aeroporto de Dallas com o visto de turista. Gostaria de saber qual o procedimento para o pedido do perdão e assim adquirir um novo visto. Obrigada.
Gardini –
O pedido de perdão para visto de turista é difícil e demorado de ser conseguido. Primeiro a imigração irá analisar o motivo da deportação para saber se a pessoa merece um perdão, e geralmente o perdão tem que ser por um motivo humanitário forte. Ou seja, se os filhos tiverem nascido aqui e querer trazer o filho para conhecer os EUA geralmente não dá certo. Um motivo forte seria um tratamento para uma doença que só existe nos EUA e onde a pessoa consegue pagar ou usar plano de saúde privado.

Em janeiro fui para as Bahamas para renovar meu visto de turista, voltei para os EUA, mas meu passaporte só tem o carimbo de saída dos EUA e não tem o carimbo de entrada. Entrei no site para ver o status do meu i-94 e verifiquei que lá só consta minha saída do pais. Então minha dúvida é a seguinte, se eu for para o Brasil em novembro, terei algum problema para entrar nos EUA? Ficarei no Brasil uns 7 dias.
Gardini –
Fica difícil dizer se você terá problemas mas pelos fato parece que você está usando o visto de turista para residir dentro dos EUA e será só uma questão de tempo até barrarem sua entrada no aeroporto e te deportarem de volta para o Brasil. Veja só: você veio do Brasil e ficou quase 6 meses. Foi para o Bahamas por alguns dias e conseguiu mais 6 meses de estadia dentro dos EUA. Ou seja, no último ano você praticamente passou o ano inteiro dentro dos EUA. Agora sua ideia é ir para o Brasil por 7 dias e tentar retornar aos EUA pode mais 6 meses. O risco de deportação é muito alto, à menos que você consiga provar que você não está trabalhando, e que não tenha a intenção de residir nos EUA. Boa sorte.

Sou servidora pública e poderei me ausentar por seis meses (em licença-prêmio remunerada) para cursar inglês nos EUA. Desse modo, gostaria de proporcionar aos meus filhos pequenos de 8 e 9 anos os mesmos seis meses numa escola do governo. Isso é possível? Já fiz umas pesquisas e me parece que o visto F1 seria o mais apropriado para mim, mas o que mais me preocupa são meus meninos: como eu poderia matriculá-los numa escola pública?
Gardini –
Seus filhos se forem menores de 21 anos e solteiros eles qualificam como seu dependente e poderiam frequentar uma escola pública como dependente de visto F-1 lembre que com o visto de B1/B2 não se pode frequentar escolas públicas nem privadas. Caso você tire o visto de F-1 no Brasil, já faça a aplicação para os seus filhos do visto F-2.

Entrei nos EUA com visto de turista e o agente da imigração preencheu no meu passaporte uma data de permanência que totaliza 183 dias. Preciso deixar o país antes de 180 dias ou posso confiar na data que foi indicada pelo agente?
Gardini –
se para você foi autorizado a ficar 183 dias você pode ficar os 183 dias!!! Agora vale a pena arriscar por 3 dias? Para que quando você retornar aos EUA ter que ir para uma segunda inspeção onde eles podem analisar tudo sobre você? Se você trabalhou, se voce estudou sem ter visto F-1 e etc…..

Morei nos Estados Unidos de 2004 até 2009, entrei ilegal em 2004 e recebi uma carta de deportação. Gostaria de saber o que que eu faço para poder limpar meu nome para poder regressar aos Estados Unidos?
Gardini –
para limpar o seu nome somente esperando o castigo passar que será em 2019, mais 4 anos e em teoria você poderá tentar pedir o visto. Para isso terá que provar para o Cônsul que você não tem intenção de residir nos EUA nem de ficar ilegal e terá que provar um vínculo muito forte com Brasil. Como ter filhos, propriedades, emprego, pagamento de impostos, bens e etc. O fato de você poder aplicar para o visto em 2009 não quer dizer que você vai receber o mesmo. Visto é um privilégio e não um direito e os EUA pode negar sem explicação nenhuma.

Isenção de responsabilidade: As informações contidas nestas respostas são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como aconselhamento jurídico sobre qualquer assunto, nem devem ser vistas como estabelecendo uma relação de cliente advogado de qualquer tipo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo