Dúvidas dos Leitores Imigração

Advogado tira dúvida dos leitores sobre imigração – Edição587

Estive nos EUA em 2005, fui pelo México, passando a fronteira, me entreguei e voltei no próprio ano de 2005, ficando nos EUA apenas 9 meses. Passados 10 anos, quero junto com minha esposa e meu filho, tentar o Visto, temos condições, pois hoje temos empresas em nossos nomes. Gostaria de saber, se eu posso ir ao Consulado tentar o visto. Quando fui ao EUA, o policial disse que eu só poderia voltar aos EUA, após 5 anos, se eu não fosse deportado e graças a Deus, não fui!! Então doutor, posso ou não posso?

Gardini – Caro Leitor, por lei você pode retornar aos Estados Unidos. Você provavelmente deve ter uma deportação em ausência. O oficial da imigração deve ter marcado uma corte para você que provavelmente você não foi e o juiz te deu uma ordem de deportação. Essa ordem em teoria caduca depois de 10 anos de Brasil o que você já deve ter completado. Portando, perante a lei você poderia receber o visto. Contudo, o visto não é um direito e sim um privilégio, ou seja, mesmo com o castigo tendo caducado e você em uma situação financeira boa e estável ainda pode ter o visto negado devido ao seu passado e a única forma de se saber se vai conseguir o visto ou não é tentando. Boa sorte

O que é mais fácil e rápido para pedir Green Card ou cidadania tendo dois irmãos cidadãos?  Quanto tempo em média?
Gardini – O mais rápido é através do casamento. O mais rápido e nascer nos EUA!!!! Com dois irmãos cidadãos você pode fazer através da petição chamada I-130 o que é super fácil, mas um pouco demorado, a espera atual é em torno de 12 anos, ou seja fácil e demorado. Se existisse uma formula para green card que fosse rápido e fácil, todo mundo estaria aqui!!!

Fui ilegal para os EUA em 2003, fui preso pela imigração e deportado em 2010. Atualmente estou no segundo ano de medicina na Bolívia, casado e tenho uma filha de 4 meses.  Quero visitar os EUA e minha pergunta é se eu conseguiria visto? Tenho um probation até o fim do meu curso que é até 2020.
Gardini – NÃO. Você não vai conseguir o visto. E mesmo que consiga ( caso você omita alguns fatos na hora da aplicação e entrevista) você ainda corre o risco de ser deportado do aeroporto, momento o qual eles vão tirar suas impressões digitais. Infelizmente, você vai ter que aguardar até 2020. Boa sorte.

Olá, estive na Florida em 2013 sob o status de turista e me deram 6 meses de estadia. Tive uma inflamação forte no tornozelo e me levaram para uma consulta no Broward Health de Pompano. Chegando lá cuidaram de mim me deram uma tala, comprimidos, etc. me atenderam basicamente e me liberaram. Depois fiquei sabendo que tinha uma conta para pagar lá no valor de U$ 1,800.00. Como eu nunca estive nos EUA, não entendi bem. Voltei para o Brasil, tentei vários contatos com o Hospital para resolver isso, eles me disseram que iriam mandar uma invoice para mim no Brasil, mas nunca deu em nada. Tenho o visto e gostaria de passar minha lua de mel por lá, pois vou me casar. Terei problemas para entrar por ter dito que iria ficar 15 dias e ter ficado 2 meses e meio? Terei problemas por essa conta que não foi paga? Enfim quais a implicações de tudo isso?
Gardini – O fato de você ter dito que ficaria 15 dias e ficou 2 meses não tem problema nenhum, pois você tinha até 6 meses para ficar. Com referência à sua pendência em aberto fica difícil dizer se isso vai trazer mais consequências para você. Isso não deveria ser um impedimento para você entrar de novo, a menos que você já tenha sido executado em corte. De qualquer forma você sempre pode alegar que um dos motivos que você está retornando é para resolver essa pendência.

Vim para EUA pelo México, morei aqui 15 anos, voltei para o Brasil, fiquei lá um ano e retornei novamente pelo México.  Se eu me casar e aplicar para o green card, tem como eles saberem se eu saí do País ou não?
Gardini – Existe uma possibilidade que descubram, mas não tenho como te responder isso com certeza. Quando você sai dos EUA de avião, você coloca todos os seus dados com a linha aérea e esses dados como: nome, número de passaporte, nacionalidade, e data de nascimento são transferidos para a imigração. Então, se eles desconfiarem que você esteve aqui, saiu e voltou eles tem como achar, mas se eles não desconfiarem geralmente eles não verificam todas as pessoas. E geralmente não quer dizer sempre, lembre para toda ação existe uma reação ou consequência.

Minha mãe mora nos Estados Unidos há 20 anos, ela tem o green card, mas ainda não é cidadã. Ela pode aplicar para mim? Quanto tempo demora? Ou o melhor seria esperar pela a cidadania?
Gardini – Se voe for solteiro/a ela pode aplicar para você. Se você for casado/a ela deverá fazer a cidadania antes. O tempo de espera é em torno de 7 a 8 anos.

 

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo