Histórico

Agência americana foi usada para espionar amantes

Funcionários de NSA usaram recursos para vigiar os passos de parceiros

DA REDACAO, COM CNN – Relatório interno da Agencia de Seguranca Nacional (NSA, em inglês) aponta que agentes vigiavam seus maridos, esposas, namorados e amantes aproveitando os recursos de espionagem da agência. A NSA e responsável por todo constrangimento causado entre Brasil e Estados Unidos por denuncias de espionagem ao governo e a Petrobras.

Uma carta do inspetor geral da NSA respondendo a um pedido do senador Chuck Grassley, lista dezenas de incidentes envolvendo funcionários em que foram usados sistemas de coleta de inteligência da NSA, sem autorização. Alguns deles, ligados a casos amorosos.

Em um caso, um funcionário da inteligência civil lotado no exterior usou os sinais de sistema de coleta de inteligência para ouvir conversas telefônicas em nove números de telefone pertencentes a mulheres estrangeiras, sem qualquer razão válida. O sistema de inteligência de sinais é usado para espionar alvos estrangeiros por razões de segurança nacional.

A investigação começou porque uma mulher disse a outro funcionário que suspeitou que o homem com quem ela estava em um relacionamento, estava ouvindo seus telefonemas.

Em outro caso ocorrido em 2004, uma funcionária civil de segurança da NSA confessou ter espionado um numero que achou no celular do marido e ela suspeitava que ele estivesse sendo infiel. Outro funcionário, no primeiro dia que teve acesso ao sistema de coleta de informações, interceptou diversos emails pertencentes a uma ex-namorada.

A NSA informou que as violações foram descobertas em auditorias e algumas por meio de denúncias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo