Um agente federal atirou e matou uma mulher em Minneapolis (MN) depois que ela supostamente tentava atropelar policiais que efetuavam uma batida imigratória num subúrbio da cidade, segundo divulgou o Department of Homeland Security (DHS). O agente do ICE atirou na mulher enquanto ela dirigia.
Assista aqui ao vídeo do incidente.
A vítima estava “cuidando dos nossos vizinhos imigrantes”, segundo Jason Chavez, membro do Conselho Municipal de Minneapolis. A mulher “tentava atropelar nossos agentes da lei”, disse a porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin.
As chamadas cidades-gêmeas (Minneapolis e St. Paul) estão em estado de alerta desde que o DHS anunciou a operação, que usou cerca de 2 mil homens na caça a imigrantes indocumentados, principalmente cidadãos da Somália, suspeitos de participar de um rede de fraudes imigratórias.
Manifestantes foram à rua onde aconteceu o incidente e hostilizaram os agentes federais e locais. Repetindo uma cena que já se viu em Los Angeles e Chicago, cidades que mais sofreram com batidas imigratórias ultimamente, os manifestantes vaiaram os agentes e sopraram apitos em protesto.
“Vergonha! Vergonha! Vergonha! ICE fora de Minnesota, gritaram os manifestantes. O prefeito da cidade, Jacob Frey, disse que os agentes da imigração estão trazendo o caos para a cidade. “Exigiomos que o ICE saia da cidade imediatamente. Estamos totalmente ao lado das nossas comunidades de refugiados e imigrantes”, escreveu o prefeito numa rede social.
A secretária do DHS, Kristi Noem, confirmou em entevista coletiva que a agência destacou mais de 2 mil agentes nas cidades-gêmeas, que realizaram “centenas e centenas de prisões”.
