Imigração

Agentes federais disputam fiscalização de parque no Texas após a morte de três migrantes

O fechamento do Shelby Park está ligado a um incidente trágico ocorrido na sexta-feira (12), quando três migrantes, incluindo duas crianças, morreram tentando atravessar um rio

Texas e governo federal disputam a fiscalização do Shelby Park. Foto: Saltwire

Na fronteira sul em Eagle Pass, a disputa sobre quem detém a autoridade final na fiscalização da imigração atinge seu ápice, à medida que o Texas assume o controle de um parque na cidade ao longo do Rio Grande, negando acesso aos agentes da Patrulha de Fronteira. Segundo apurou a NBC News, o Departamento de Justiça dos EUA enviou um memorando à Suprema Corte na segunda-feira (15), pedindo que os juízes concedam acesso aos agentes federais ao Shelby Park, uma área crucial para travessias ilegais de fronteira.

O fechamento do parque está agora ligado a um incidente trágico ocorrido na sexta-feira (12), quando três migrantes, incluindo duas crianças, se afogaram enquanto tentavam atravessar o rio próximo ao parque. A Alfândega e a Patrulha de Fronteira acusam o Texas de impedir o acesso dos agentes para cuidados vitais das vítimas. O Departamento de Segurança Interna ameaça o Texas, alegando que o governador Greg Abbott viola a Constituição ao bloquear o acesso dos agentes federais ao parque.

A administração Biden argumenta que os migrantes poderiam ter sido salvos se os agentes da Patrulha de Fronteira estivessem presentes. O representante dos EUA, Henry Cuellar, expressa ceticismo sobre a autoridade da Guarda Nacional do Texas para bloquear o acesso ao parque. Ele sugere que a presença contínua da Patrulha de Fronteira poderia ter oferecido recursos para o resgate. No entanto, Brandon Judd, presidente do Conselho Nacional de Patrulha de Fronteiras, discorda, afirmando que o CBP não patrulha o rio em barcos à noite, e o tempo de resposta teria sido insuficiente para evitar afogamentos. O DHS e o Departamento Militar do Texas fornecem diferentes cronologias dos afogamentos.

O memorando ao Supremo Tribunal faz parte de um processo separado sobre o arame farpado colocado pelo Texas ao longo da fronteira. O DOJ alega que o Texas impede consistentemente o trabalho dos agentes federais, prejudicando a capacidade da Patrulha de Fronteira de cumprir suas responsabilidades.

Espera-se que o conflito em curso leve a uma batalha legal maior, com o DHS ameaçando com uma ação legal contra o Texas se não restaurar o acesso ao Shelby Park até quarta-feira (18).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo