Histórico

Alckmin será professor em universidade no litoral paulista

Candidato derrotado do PSDB à Presidência da República e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin vai se tornar professor universitário no litoral paulista. A Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) anunciou a contratação do tucano como professor do curso de graduação em medicina e pós-graduação em comércio exterior.

De acordo com a pró-reitora acadêmica Vera Aparecida Taboada de Carvalho Raphaelli, Alckmin será responsável pelas disciplinas de humanização em medicina (do curso de medicina) e pelo módulo de globalização mundial e perspectivas de inserção do Brasil (do MBA em comércio exterior).

Raphaelli afirmou que, a partir de maio, Alckmin estará na universidade duas vezes por semana, em período integral, para o curso de medicina. Ele também vai gravar algumas aulas –oito já foram gravadas– e ministrar outras por videoconferência para o curso de comércio exterior.

A pró-reitora não quis revelar quanto será o valor da hora/aula pago ao ex-governador, mas disse que será “idêntico ao dos outros professores”. “Não existe diferença entre Geraldo Alckmin e nenhum outro professor da Unimes. Ele é mais um que vem acrescentar”, afirmou.

A Unimes também tem em seu corpo docente o ex-secretário estadual Gabriel Chalita, responsável pela pasta da Educação durante a gestão Alckmin no governo de São Paulo.

Segundo Raphaelli, Chalita dá aulas há dez anos na universidade e começou a lecionar antes de ocupar cargo público. Ele é responsável, no mestrado, pela disciplina de filosofia do direito.

“A universidade é totalmente apolítica. Não temos nada a ver com o PSDB. Temos boa relação com todos. Se o Lula quiser dar aula em Santos, ele também pode”, disse Raphaelli.

Alckmin ministrará uma aula magna para professores e acadêmicos da área de saúde da Unimes –formado pelos cursos de medicina, enfermagem, odontologia e educação física– na próxima terça-feira, às 9h.

No mesmo dia, às 19h, o ex-candidato tucano à Presidência também participa de uma aula inaugural do curso de pós-graduação em comércio exterior, quando discursará sobre o tema “Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro”.

A reportagem entrou em contato com o escritório de Alckmin em São Paulo, mas não conseguiu contato com o ex-governador. A reportagem foi informada que ele ainda está nos Estados Unidos, onde faz um curso, e que deve chegar ao Brasil neste fim de semana.