Histórico

Alunos da USP ganham prêmio internacional de aviação

Um grupo de jovens cientistas da USP (Universidade de São Paulo) levou o primeiro lugar em uma premiação internacional com mais de 1,6 mil grupos concorrentes. O grupo formado por cinco alunos do quarto ano de design da USP planejou uma plataforma que reduz em até 30% o tempo de carga e descarga de bagagens nos aeroportos. Adriano Furtado, Caio Reis, Henrique Corazza, Leonardo Akamatsu e Marcos Philipson ganharam o concurso Fly Your Ideas 2013 e o prêmio de 30 mil euros, entregue na última sexta-feira (14) em Paris.

A ideia nasceu há dois anos, quando um professor lançou o desafio para que os alunos desenvolvessem um produto para a indústria aeronáutica. Após uma pesquisa, descobriram que o embarque e desembarque de malas é feito manualmente por trabalhadores em posições que causam danos à saúde.

A solução encontrada foi uma plataforma que, com colchões de ar inflados automaticamente, cria um declive no compartimento de bagagens do avião. O declive somado a uma base desenhada para reduzir o atrito permite que as malas sejam carregadas ou descarregadas com a ajuda da gravidade. Assim, a plataforma não só reduz o tempo de carga e descarga, como também melhora as condições de trabalho dos carregadores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo