Comunidade

Alunos de Miami contam como foi a viagem de turismo a Minas Gerais

Vinte crianças da 5ª série do programa de português da Escola Ada Merrit  K-8 Center, de Miami, embarcaram em uma aventura de oito dias pelas riquezas do estado de Minas

Alunos da Escola Ada Merrit K-8 Center, de Miami, fizeram um passeio inesquecível de oito dias em Minas Gerais
Alunos da Escola Ada Merrit K-8 Center, de Miami, fizeram um passeio inesquecível de oito dias em Minas Gerais

DA REDAÇÃO – ‘O que eu mais gostei foi do passeio de caiaque na Serra do Cipó’, ‘eu gostei mesmo foi de comer pão de queijo todos os dias’, ‘eu gostei de passear de ônibus com a turma’, ‘eu amei visitar a fazenda de café’. Esses são comentários feitos em português – alguns com um sotaque fofo – dos alunos da 5ª série do programa bilíngue Português/Inglês da Escola Ada Merrit  K-8 Center, de Miami, que viajaram para Minas Gerais entre os dias 23 a 31 de março.

Cerca de 20 crianças com idades entre 11 e 12 anos visitaram museus, o estádio do Mineirão em Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha, a histórica cidade de Ouro Preto, a Serra do Cipó, uma fazenda de café em São Lourenço e muito mais. A escola já levou os alunos do programa de português duas vezes para Salvador (BA), uma para o Rio de Janeiro e agora para Minas.

Crianças saboream as delícias da culinária mineira
Crianças saboream as delícias da culinária mineira

Para Bruna Wiliams, de Miami, o mais importante na viagem foram as amizades que ela fez. “Eu adorei fazer novos amigos, principalmente, na fazenda que nós visitamos. Eu acho que não vamos ter outra chance de ir num lugar assim de novo”, disse.

Vitor também adorou a fazenda. “Eu gostei da fazenda porque vimos como o café é produzido, eu não gosto de café, mas eu gostei de saber como é feito”, disse.

O que Chloe Pereira mais gostou foi da natureza exuberante da Serra do Cipó, que fica a cerca de 60 milhas de Belo Horizonte. “Eu amei a corrida de caiaque, apesar de não ter conseguido ganhar. Eu também adorei as brincadeiras que fizemos dentro do ônibus e de jogar queimada”.

Alunos do programa de português na Serra do Cipó
Alunos do programa de português na Serra do Cipó

Para Lucas Jabali, o passeio favorito foi o Museu Inhotim – museu ao ar livre de arte contemporânea na região metropolitana de BH -.“Gostei muito do iglu de luz que piscava e parecia que todos se mexiam e paravam. Também adorei ver as flores e plantas do Brasil”. Já Manuela Coelho disse que a viagem foi muito legal porque ela adorou a comida, ‘os mineiros têm um tempero que é muito bom. No último dia fomos numa churrascaria e eu adorei”.

A professora Lenita O’Rourke, responsável pela implantação do programa de português na escola desde 2003, foi junto com seus alunos na viagem, que ela considerou muito especial. “Essa já é a quarta viagem e o nosso maior objetivo é fazer com que as crianças pratiquem a língua no dia a dia e consigam fazer uma conexão com o que estudam na sala de aula. Visitamos museus, minas de ouro, igrejas, cachoeiras e as crianças tiveram, em São Lourenço, o privilégio de entender como o café é produzido”, destaca a professora Lenita.

Os alunos foram também acompanhados de alguns pais e responsáveis.

PIPA

O programa de português da escola tem o apoio incondicional da PIPA – Portuguese International Parents Association – , associação de pais da escola. Nela, pais e mães desenvolveram um trabalho voluntário para levantar fundos e financiar parte dos gastos da viagem. Também foram eles que organizaram o itinerário, possibilitando uma rica experiência para que os alunos possam visitar o país que aprenderam a conhecer através dos livros –oportunidade para praticar a língua portuguesa aprendida.

“A Pipa existe na escola há mais de cinco anos e ajuda na aquisição do material didático em português e na promoção de eventos culturais, inclusive as viagens ao Brasil. Este ano escolhemos Minas Gerais onde as crianças visitaram fazendas, museus, e estiveram em vários locais onde passaram a semana durante o Spring Break, falando português e entendendo um pouco mais da nossa cultura”, explicou a presidente da Pipa, Amália Rochele.

Os depoimentos dos alunos, as histórias da viagem e outras informações estarão em breve em uma reportagem especial da AcheiTV sobre o tema. Fique ligado! ν

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo