Americano de Broward fatura apostando em paixão de imigrantes pelo Brasil

0
871

Ex-policial David McCue vende camisetas com motivos que remetem ao país; ‘Percebi o amor dos brasileiros pela pátria’, diz

Joselina Reis

Americano de Broward fatura apostando em paixão de imigrantes pelo Brasil

Quando o ex-policial de Miami David McCue se aposentou, queria continuar na ativa, mas tinha de ser algo diferente, criativo e que trouxesse alegria para alguém. Com 23 anos de trabalho em uma das cidades com maior diversidade étnica dos Estados Unidos, David sempre viu o orgulho com que os estrangeiros usavam roupas que faziam alusão a seus países de origem. Foi assim que nasceu a AlwaysMyHome.com, startup no ramo de venda de camisetas. Mas como vender camiseta todo mundo vende, David resolveu colocar sua criatividade em prática e desenhar algo simples, mas de impacto, principalmente para quem vive na localidade onde ele mora (Lighthouse Point, no condado de Broward, entre Pompano Beach e Deerfield Beach). 

As camisetas que a AlwaysMyHome vende pela internet são básicas, mas estampadas com o orgulho de cada comunidade, o mapa do país onde nasceram e ou de onde vieram seus familiares. O Brasil, lembra David, foi o primeiro país a ser escolhido para dar início ao novo projeto de vida.

“Eu percebi quantos brasileiros moravam ao meu redor e seu amor pela pátria’’, conta ele, que já aprendeu algumas palavras em português para manter-se no mundo dos negócios. O país foi escolhido para dar início ao projeto depois da Copa do Mundo em 2014.

Brasil
O mapa do Brasil delineado em branco no centro da camiseta cinza ou azul traz a palavra “casa”. Uma maneira de mostrar que quem deixou o país de origem para viver na América não deixou sua nacionalidade de lado e ou sua cultura. “O imigrante vai identificar o seu amor pelo seu país de maneira elegante. Outras pessoas vão poder saber de onde você veio”, lembra.

“Cada uma traz a mesma palavra escrita na língua local. Foi uma maneira simples de mostrar o orgulho que essas pessoas têm por sua origem’’, conta o ex-policial aposentado que já vem contabilizando o sucesso e a boa aceitação de sua ideia entre a comunidade latina no sul da Flórida.

Mas ele conta que para chegar ao produto final teve que estudar um pouco dos costumes de cada comunidade e chegar a um denominador comum de cores e estilo.

Em breve, a empresa planeja oferecer o mesmo design em cores que lembram as bandeiras de cada país. “Por enquanto estamos com cinco países, mas temos planos para incorporar outros ao projeto e mudar as cores’’, lembra ele, que de início tinha planos para ser ainda mais personalizado, adicionando uma estrela ao estado de nascimento de cada pessoa que encomendasse uma camiseta, mas um estudo mercadológico inviabilizou a ideia.

O produto é feito nos Estados Unidos, e David ressalta a importância de ter investimento local americano na sua empresa, que por sua vez, gera empregos dentro dos Estados Unidos. As camisetas são estampadas em Utah e enviadas para a casa do comprador.

Os cinco países escolhidos para dar início à produção da AlwaysMyHome são: Brasil, Cuba, Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

As camisetas estão disponíveis online, em alwaysmyhome.com. Cada uma custa $19.99.

A escolha do tecido também foi um processo, conta o empresário. “Tinha que ser um material leve e que eu gostasse de usar”, conta. As camisetas são confeccionadas com um tecido preparado para o verão da Flórida – clima que, no fim das contas, não é assim tão diferente do brasileiro.