Histórico

Americanos assumirão o controle da Varig

Consultoria Alvarez & Marsal será responsável pela reestruturação da companhia aérea

Um time de executivos americanos assumirá o comando da Varig, maior empresa aérea brasileira. Segundo apurou a revista Exame, o anúncio deve ser feito ainda hoje (17/03). Os executivos, Douglas Lambert, Peter Cheston e Luis de Lucio (este nascido no Peru), são diretores da Alvarez & Marsal, consultoria escolhida para administrar a recuperação da companhia.

O presidente da empresa, Marcelo Bottini, será mantido no cargo, mas a administração da empresa será entregue aos sócios da consultoria. A primeira medida do novo comando da Varig será a demissão de 2 500 funcionários, o que reduzirá custos em cerca de 30 milhões de reais por mês. Os americanos têm experiência em reestruturação de companhias aéreas em crise, como a US Airways e a Aeromexico.

A presença de tantos americanos no topo da hierarquia foi um pedido dos credores, que pretendem dar um choque de credibilidade na gestão da companhia. O desafio à frente deles é imenso. A Varig agoniza há anos com uma crise financeira que já atingiu suas operações. A fatia de mercado da empresa no segmento doméstico vem caindo mês a mês – em fevereiro, foi de 19,25%, contra 30% no mesmo período do ano passado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo