Histórico

Americanos vão às urnas para escolher seu novo presidente em eleição histórica

Democrata Obama tem vantagem sobre McCain nas pesquisas, mas republicanos acreditam em virada

Os americanos estão comparecendo em massa às urnas de todo o país para escolher seu 44º presidente, que herdará, a partir de 20 de janeiro de 2009, de uma nação combalida pela crise econômica e envolvida em duas guerras. A chapa democrata, de Barack Obama e Joe Biden, desponta nas pesquisas eleitorais com vários pontos de vantagem, mas os republicanos John McCain e Sarah Palin subiram alguns pontos nas intenções de votos nos últimos dias e apostam numa virada de última hora.
O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart’s Location (New Hampshire), seguindo uma antiga tradição. Os votos das poucas dezenas de eleitores já foram contados e Obama venceu nos dois municípios. Os eleitores também renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa. As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 7 pm.
Na Flórida, onde mais de quatro milhões de pessoas já participaram do processo graças à votação antecipada, as filas se formaram desde as primeiras horas da manhã e alguns eleitores aguardam duas horas na fila para exercer o seu direito.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo