Americanos vão às urnas para escolher seu novo presidente em eleição histórica

0
647

Democrata Obama tem vantagem sobre McCain nas pesquisas, mas republicanos acreditam em virada

Os americanos estão comparecendo em massa às urnas de todo o país para escolher seu 44º presidente, que herdará, a partir de 20 de janeiro de 2009, de uma nação combalida pela crise econômica e envolvida em duas guerras. A chapa democrata, de Barack Obama e Joe Biden, desponta nas pesquisas eleitorais com vários pontos de vantagem, mas os republicanos John McCain e Sarah Palin subiram alguns pontos nas intenções de votos nos últimos dias e apostam numa virada de última hora.
O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart’s Location (New Hampshire), seguindo uma antiga tradição. Os votos das poucas dezenas de eleitores já foram contados e Obama venceu nos dois municípios. Os eleitores também renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa. As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 7 pm.
Na Flórida, onde mais de quatro milhões de pessoas já participaram do processo graças à votação antecipada, as filas se formaram desde as primeiras horas da manhã e alguns eleitores aguardam duas horas na fila para exercer o seu direito.