Histórico

Anderson Silva cai para sua pior posição no ranking do UFC

Lista do Ultimate Fighting Championship agora foi ampliada e passa a ter 15 nomes de lutadores

O UFC divulgou o seu novo ranking, o último da temporada de 2013. E a novidade, como era de se esperar, foi a queda de Anderson Silva, que desceu quatro postos na lista peso por peso da organização, uma classificação que conta com lutadores de todas as categorias em disputa. Outra novidade, mas no formato, foi a ampliação do ranking, que passa a ter 15 nomes, e não mais dez.

Anderson Silva era o terceiro colocado no ranking peso por peso, e agora figura na sétima colocação. O líder é Jon Jones, seguido por José Aldo, Cain Velásquez, Demetrious Johnson e, na quinta colocação, Chris Weidman.

O norte-americano avançou três postos com a vitória por nocaute técnico no UFC 168, quando bloqueou um chute de Anderson Silva, que sofreu uma grave lesão e teve de abandonar a luta. O sexto colocado, entre Weidman e o Spider, é o brasileiro Renan Barão.

Anderson foi o líder do ranking lançado este ano por um bom tempo. No entanto, a derrota para Weidman em julho o fez cair e ver Jon Jones ser classificado como o melhor lutador em atividade, seguido por Georges St-Pierre – hoje fora da lista por estar afastado dos octógonos por tempo indeterminado. Anderson passou a se revezar com José Aldo na terceira ou quarta posição, mas nunca tinha deixado os cinco primeiros. No médio, ele segue em primeiro.

Ronda Rousey, que venceu Miesha Tate na madrugada de domingo, caiu uma posição no ranking peso por peso, logo depois de fazer sua estreia nesta lista, poucas semanas atrás. Agora ela é 11ª, caindo uma posição.

Além da inclusão dos novos ranqueados, entre a 11ª e a 15 colocações, a lista com mais mudanças foi no peso pesado. Travis Browne avançou três posições e agora é o terceiro colocado, bem próximo de uma chance de disputar o cinturão. Antonio Silva, o Pezão, flagrado no antidoping após o recente empate com Mark Hunt, caiu de quarto para sexto.

Vários lutadores brasileiros se beneficiaram com a ampliação do ranking, figurando agora entre os 15 melhores de suas divisões.

Vitor Belfort é o 12º melhor peso por peso, por exemplo. Diego Brandão aparece em 14º no peso pena, apesar da derrota no fim de semana; Edson Barboza é 11º nos leves; Thales Leites, o 15º nos médios e Gabriel Napão, o 12º no peso pesado, por exemplo.

O ranking é feito de acordo com a votação de jornalistas especializados de todo o mundo, e serve de guia para o Ultimate Fighting Championship (UFC) combinar lutas entre os primeiros colocados, apesar de a organização não ser obrigada a seguir a lista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo