Histórico

Antonio Adolfo é o grande homenageado do Press Awards 2014

Compositor, instrumentista e educador recebe prêmios por sua importância no cenário musical da MPB

Foto: Paul Constantinides
Maestro Antônio Adolfo

O pianista, maestro, arranjador e produtor musical carioca, Antônio Adolfo, será homenageado na 17ª edição anual do Brazilian International Press Awards que acontece no dia 3 de maio em Fort Lauderdale.

Antonio Adolfo tem um vasto e rico currículo musical que ocuparia todo um jornal. Mas em resumo, esse carioca de Santa Teresa, nascido em 1947 já fez parcerias musicais com Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Maria Betânia e muitos outros.

Em 1967, começou a trabalhar em parceria com Tibério Gaspar. As primeiras composições da dupla foram “Caminhada”, finalista do II Festival Internacional da Canção (FIC), “Tema triste”, “Rosa branca” e, no ano seguinte “Sá Marina”, sucesso nacional na gravação de Wilson Simonal. 

Desde 1985, Adolfo vem se dedicando à sua escola de música, o Centro Musical Antonio Adolfo, além de participar em eventos internacionais como músico e educador, sem deixar de lado sua carreira como intértprete e compositor. Recebeu dois Prêmios Sharp por seus trabalhos “Antonio Adolfo” e “Chiquinha com Jazz”, respectivamente. Como autor de material didático, lançou no Brasil sete livros pela editora Lumiar, além de um video-aula e um livro sobre música brasileira no exterior. Foi o representante do IAJE (International Association For Jazz Education) para a América Latina durante 8 anos.

Recentemente lançou nos Estados Unidos o disco, gravado na Universidade de Miami, Antonio Adolfo e Carol Saboya e tem, também, se dedicado a apresentações musicais e workhops de música brasileira através do mundo.

Seus CDs mais recentes são Rio, Choro e Jazz (2014), Finas Misturas (2013), Chora Baião (2011) e Antonio Adolfo and Carol Saboya – La e Ca/Here and There (2010).

O Brazilian International Press Awards tem o objetivo de homenagear as pessoas que de alguma forma contribuem para disseminar a cultura brasileira nos Estados Unidos. Entre as categorias, estão arte, cultura e comunidades, promoção da língua portuguesa, imprensa e publicidade.

O evento será realizado no Amaturo Center dentro do Broward Center em Fort Lauderdale a partir das 7pm. Informações www.pressaward.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo