Música

Antonio Adolfo lança ‘Jobim Forever’, com releituras da obra do maestro brasileiro

Novo disco do músico brasileiro é sucesso e chega à primeira posição entre os mais tocados da JazzWeek

Antonio Adolfo
Antonio Adolfo (Foto: Facebook)

DA REDAÇÃO – “Jobim Forever” é o mais novo lançamento de Antonio Adolfo, o consagrado músico brasileiro autor de “Sá Marina”, “Teletema” e tantos outros sucessos. Como o nome sugere, “Jobim Forever” revisita a obra do grande Tom Jobim, trazendo uma roupagem original às canções em novos arranjos. O disco destaca nove músicas de Jobim, a maioria composta nos anos 1960.

Músico profissional desde os 17 anos de idade, Antonio Adolfo possui um talento multifacetado, dividido entre o piano, a composição e o arranjo, sobrando ainda tempo para uma intensa atividade de educador à frente do Centro Musical Antonio Adolfo, escola de música com sede no Rio de Janeiro que por algum tempo teve uma filial no sul da Flórida.

“Jobim Forever” é o mais novo lançamento de Antonio Adolfo
“Jobim Forever” é o mais novo lançamento de Antonio Adolfo

O mais recente álbum na carreira do músico traz como companhia alguns dos melhores instrumentistas brasileiros contemporâneos, como o Jorge Helder (baixo), Rafael Barata (bateria), Jesse Sadoc (trumpete), Marcelo Martins (sax tenor e flauta), Dada Costa (percussão), Zé Renato (vocais) e outros.

“Quando crio os arranjos para os meus discos, toco a música literalmente dezenas de vezes no piano, até que começo a sentir uma espécie de afinidade com o compositor. Depois que absorvo completamente a música, começo a ouvir a minha própria versão, e assim crio as diferentes harmonias, métricas, fraseados, que transcrevo para os outros instrumentos”, explica Adolfo sobre seu método.

Foi assim que surgiram versões totalmente originais para melodias ultra conhecidas, como “Garota de Ipanema” ou “Wave”, temperadas com diálogos entre flugelhorn, flauta, sax e trombone, sobre a base firme do seu piano. Enquanto o cantor Zé Renato empresta a voz para “A Felicidade”, Adolfo transforma “Favela”em um blues em tom menor e revisa “Água de Beber” com uma nova e original sequência harmônica, refrescando os arranjos tradicionais já meio esgotados para esses clássicos.

Em agosto, Jobim Forever chegou ao número um entre os mais tocados do JazzWeek, uma das revistas especializadas mais respeitadas do mundo, e recebeu cinco estrelas na avaliação do crítico Joe Ross.

Jobim Forever pode ser comprado pela Amazon.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo