Gene De Souza Música

Jobim e a Música do Brasil abre temporada de espetáculos do Jazz Roots em Miami

Eliane Elias, Anat Cohen, Trio da Paz, Shelly Berg e a Henry Mancini Institute Orchestra prestam uma homenagem musical ao "pai da bossa nova" na estreia da 19ª temporada da serie Jazz Roots

O Adrienne Arsht Center dará início à temporada 2026-27 da serie Jazz Roots com “Jobim and the music of Brazil” – uma celebração em homenagem ao pioneiro da bossa nova. A noite será conduzida pelo diretor artístico do Jazz Roots, Shelly Berg, e contará com o talento da cantora e pianista Eliane Elias – vencedora de vários prêmios GRAMMY e também Latin GRAMMY -, da sensacional clarinetista Anat Cohen e do grupo Trio da Paz, ao lado da Henry Mancini Institute Orchestra, da University of Miami Frost School of Music.

Na década de 1960, Antônio Carlos “Tom” Jobim levou a bossa nova aos Estados Unidos, e esse som contagiante e sensual logo conquistou o mundo. Sua canção mais famosa, “Garota de Ipanema”, é uma das músicas mais gravadas em todo o planeta. Nesta apresentação única, o Jazz Roots celebra o centenário de Jobim e os gêneros musicais brasileiros – incluindo a bossa nova, samba e choro.

“A música brasileira é mágica!”, diz Shelly Berg, diretor artístico do Jazz Roots. “Da envolvente bossa nova ao vibrante e empolgante samba e choro, este concerto é uma mistura fascinante. É impossível encontrar uma performance de música brasileira mais cativante, pois os artistas são, simplesmente, os melhores. Eliane Elias é mundialmente reconhecida por sua voz aveludada e ressonante, além de seu piano brilhante. Anat Cohen é um prodígio de virtuosismo, e o Trio da Paz traz a emoção do Carnaval em cada nota – tudo isso acompanhado pela sonoridade rica da Henry Mancini Institute Orchestra.”

Eliane Elias, Trio da Paz e Anat Cohen (Fotos: Cortesia/Shervin Lainez)
Eliane Elias, Trio da Paz e Anat Cohen (Fotos: Cortesia/Shervin Lainez)

Eliane Elias é pianista, cantora, compositora e arranjadora, reconhecida por sua voz expressiva, sua maestria ao piano e sua versatilidade artística, Elias construiu uma carreira internacional aclamada ao longo de décadas. Com 33 álbuns lançados, mais de 2,6 milhões de discos vendidos, apresentações em 84 países e inúmeras distinções – incluindo dois prêmios Grammy, dois Latin Grammy, Eliane Elias permanece como uma das figuras mais influentes no jazz e na música brasileira.

Anat Cohen é uma clarinetista e saxofonista que, ao longo de uma carreira de mais de 25 anos, a musicista radicada no Brooklyn conquistou indicações ao Grammy, elogios da crítica, turnês com ingressos esgotados e reconhecimento como artista de destaque, educadora e embaixadora do jazz. Anat Cohen tem se apresentado nos principais festivais e palcos ao redor do globo, mesclando o jazz a diversas influências – especialmente a música brasileira, que se tornou um elemento definidor de seu trabalho e lhe rendeu reconhecimento como uma das maiores intérpretes das tradições musicais brasileiras no universo do jazz atual.

Indicados ao prêmio GRAMMY, Trio da Paz é um dos conjuntos mais celebrados do jazz brasileiro, formado pelo violonista Romero Lubambo, pelo baixista Nilson Matta e pelo baterista Duduka Da Fonseca – três dos músicos brasileiros mais talentosos e requisitados da atualidade. Desde sua formação, em 1985, o trio conquistou aclamação internacional por sua fusão sofisticada de ritmos brasileiros e improvisação jazzística, caracterizada por harmonias ousadas, uma interação dinâmica e uma maestria musical excepcional. Amplamente elogiado por redefinir o jazz brasileiro, o Trio da Paz continua sendo reconhecido como um dos principais embaixadores do gênero, unindo uma profunda tradição à criatividade e à inovação.

A Henry Mancini Institute Orchestra (HMI), vinculada à Frost School of Music da University of Miami, é a orquestra residente da série Jazz Roots. O grupo é formado por compositores, arranjadores e músicos que transitam por uma ampla variedade de estilos – incluindo música clássica, jazz, ritmos latinos, world music, entre outros. Eles frequentemente colaboram com artistas e compositores que estão na vanguarda da cena musical atual, criando fusões únicas e contemporâneas desses gêneros.

Serviço

Jobim and the Music of Brazil
Data: sexta-feira 6 de novembro as 8pm
Local: Adrienne Arsht Center
Ingressos: $52.65 – $152.10 pelo site ArshtCenter.org

Compartilhar Post: