Histórico

Antonio Adolfo lança seu novo CD

Antonio Adolfo, músico, compositor, arranjador e mestre conceituado, já desceu a ladeira com ‘Sá Marina’, correu na ‘BR-3’, andou ‘de sol a sol, desfeito em cor e refeito em som em seu Teletema’, rompeu barreiras com o grupo ‘Brazuca’, foi pioneiro na produo musical independente no Brasil com o disco ‘Feito em Casa’ através de seu selo ‘Artezanal’ abrindo as portas para o formato de produto que predomina atualmente na música além de ter suas composições interpretadas pelos maiores nomes da música nacional e internacional.

Incansável na produção e divulgação de seus trabalhos, e com uma discografia invejável, faz em seu novo CD uma homenagem conjunta a dois dos maiores compositores brasileiros Guinga e Chico Buarque, e a dois dos nossos tradicionais estilos musicais mais populares: o Choro e o Baião.

Pianista de estilo sofisticado, profundo conhecedor de harmonia e do fraseado musical brasileiro, Antonio Adolfo decidiu homenagear Guinga e Chico Buarque pelas jogadas e caminhos melódicos/harmônicos que demonstram com tanta maestria: Guinga, apresentado às plateias brasileiras e estrangeiras há poucos anos, reinventou o choro e o baião através da melodia e harmonia, utilizando acordes pouco usados até então, além de outras incríveis contribuições; Chico Buarque, um gênio da MBP surgido na década de 1960, cujas msicas tornaram-se imortais, com melodias e harmonias que demonstram uma variedade de possibilidades através da riqueza melódica de baixos invertidos (uma das principais caractersticas do choro), dentre outras inovações musicais.

Para a escolha do repertóio, Antonio Adolfo pesquisou mais de trezentas canções, garimpando songbooks num trabalho bastante minucioso. O CD vem com onze faixas, sendo oito divididas entre as composições de Guinga e Chico e as outras três de sua autoria.
Inéditas, compôs ‘Chorosa blues’ e ‘Chora, Baião’ com o pensamento voltado para os homenageados e, inspirado, regravou ‘Chicote’ com novo arranjo e a mesma intenção de ‘harmonizar sua própria msica com estes dois destacados compositores brasileiros’.

De Guinga, estão presentes ‘Dá o pé Loro’, ‘Nó na garganta’, ‘Di Menor’, e ‘Catavento e girassol’; de Chico, escolheu ‘A ostra e o vento’, ‘Gota d’água’, ‘Morro dois irmãos’. Parceria de Guinga e Chico, ‘Você’. ‘Você é a única música cantada do CD, desta vez na voz de Carol Saboya.

Acompanhado de músicos geniais como Leo Amuedo guitarra, Jorge Helder baixo acústico, Rafael Barata bateria, Marcos Suzano percussão, e Carol Saboya vocal, Antonio Adolfo, que assina a produção e os arranjos musicais, usou os recursos atuais da tecnologia para confeccionar seu CD. Gravado no Zaga Music, Rio, as faixas foram enviadas para o percussionista Marcos Suzano, que gravou as percussões diretamente de sua casa, além da mixagem e masterização também feitas à distância, utilizando os canais de comunicação de Internet.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo