Histórico

Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado

A arte é um tesouro da família Jobim. Helena, irmã do maestro Antonio Carlos Jobim, é uma conhecida poetisa e escritora, com livros e poemas publicados e premiados e vencedora do prêmio concedido pela Academia Brasileira das Letras pela obra Trilogia do Assombro, transformada em filme por Marco Altberg, com trilha musical do próprio Antonio Carlos Jobim, em 1986.

Um quarto de século depois, a dupla Marco Altberg e Helena Jobim volta a se encontrar para levar às telas Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado, livro de autoria da própria Helena Jobim, com o material recolhido por ela e, claro, com as reminiscências de sua vida familiar com um dos maiores gênios musicais do século 20.

Jobim conseguiu chamar a atenção de feras do jazz como Charlie Byrd e Herbie Mann e Stan Getz, o grande intérprete do clássico Desafinado, de autoria do brasileiro. O grande sucesso mundial, porém, viria com The Girl from Ipanema, que ganhou o Grammy como o Disco do Ano em 1965 e até hoje permanece como uma das canções mais executadas em todo o mundo.

Para saber um pouco mais da intimidade do maestro, que morreu em 1994, aos 67 anos, nada como ler o livro de Helena Jobim. Porém, se você mora nos Estados Unidos e prefere ler em inglês, a Editora Hal Leonard acaba de lançar Antonio Carlos Jobim, An Iluminated Man, com tradução de Dário Borim Jr., professor associado e responsável pelo Departamento de Português da University de Massachusetts-Dartmouth. Ele é também tradutor, produtor e programador de rádio e crítico musical de publicações no Brasil, França, Peru e Estados Unidos.

O livro de 304 páginas, com capa dura e ilustrado com várias fotos de Antonio Carlos Jobim, custa $27.99 e pode ser adquirido nas principais livrarias e websites especializados. Mais informações podem ser obtidas no website da editora: www.halleonardbooks.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo