Histórico

Apicultor brasileiro oferece recompensa por abelhas no sul da Flórida

Apaixonado pelo cultivo de abelhas, pernambucano quer produzir mel orgânico

Ana Paula Franco

ARQUIVO PESSOAL
O apicultor Norberto de Lima com sua criação de abelhas

O apicultor Norberto de Lima com sua criação de abelhas

Norberto de Lima chegou ao sul da Flórida há 13 anos, sempre trabalhou na área de construção civil e, nas horas vagas, recolhia abelhas e levava para o quintal de sua casa em Boca Raton. O que era apenas um passatempo se transformou em objetivo de vida para sua aposentadoria: trabalhar com apicultura. “Eu já havia feito o curso de apicultura na Universidade Federal de Pernambuco e sempre gostei de trabalhar com abelhas. Hoje tenho quatro caixas em casa e quero expandir o negócio. Quero me aposentar trabalhando apenas com isso”, disse Norberto que com seus 68 anos de idade esbanja saúde e vigor.

Ele está oferecendo $20 dólares para as pessoas que indicarem alguma colmeia para o apicultor recolher. Lima tem todos os equipamentos de segurança necessários para a captura das abelhas. Segundo ele, aqui na Flórida tem muita abelha e, muitas vezes, as pessoas quando encontram não sabem o que fazer. “Eu tenho a solução”, disse.

O objetivo de Norberto é cultivar o mel orgânico, ou seja, sem qualquer tipo de agrotóxico. Ele está procurando um terreno para comprar para ter mais espaço para o cultivo das abelhas e das flores que irão alimentá-las. “Quero fazer tudo de forma natural para que o mel seja o mais puro possível, livre de qualquer agrotóxico”, explica.

Ao falar do pequeno inseto, os olhos do pernambucano brilham “sem abelha não há vida, não há flores, não há polinização. Elas integram a cadeia alimentar”. Se já foi picado pelos bichinhos, Norberto conta que já, mas que com o tempo, o corpo cria resistência. Ele alerta que as pessoas não devem se aproximar no enxame porque é muito perigoso para quem não tem experiência e os equipamentos necessários.
Quem tiver informações para fornecer para o Norberto sobre abelhas basta ligar para ele no telefone (754) 367-1946.

Apicultura
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo