Estados Unidos Manchete

Após falência de dois bancos, governo toma medidas para evitar crise bancária nos EUA

Depois de falências históricas, o Federal Reserve Bank anunciou um amplo programa de empréstimos de emergência a bancos, destinado a impedir uma onda de corridas aos bancos que ameaçaria a estabilidade do sistema bancário e a economia como um todo

Governo americano toma medidas para evitar onda de saques nos bancos. Foto: AP News

O governo dos EUA tomou medidas extraordinárias no domingo (12) para tentar impedir uma possível crise bancária após a falência do Silicon Valley Bank (SVB), na sexta-feira (10), a segunda maior falência de um banco na história do país. Em um esforço para aumentar a confiança no sistema bancário, o Treasury Department, o Federal Reserve Bank e FDIC anunciaram que cobririam os depósitos de todos os clientes do SVB, conhecido por financiar start-ups. No entanto, em um sinal de efeito cascata, o Signature Bank, com sede em Nova York e mais de $ 110 bilhões em ativos, também anunciou falência no final de semana, fazendo com que o Fed criasse um amplo programa de empréstimos de emergência aos bancos, destinado a impedir uma onda de corridas aos bancos que ameaçaria a estabilidade do sistema bancário e a economia como um todo.

“Esta etapa garantirá que o sistema bancário dos EUA continue a desempenhar seu papel vital de proteger os depósitos e fornecer acesso ao crédito para famílias e empresas de maneira a promover um crescimento econômico forte e sustentável”, disseram as agências em comunicado conjunto. De acordo com o plano, os depositantes do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, incluindo aqueles cujas participações excedem o limite de seguro de $ 250 mil, podem acessar seu dinheiro na segunda-feira (13).

O mecanismo de empréstimo permitirá que os bancos que precisam levantar dinheiro para pagar aos depositantes tomem emprestado esse dinheiro do Fed, em vez de ter que vender títulos do Tesouro e outros títulos para levantar o dinheiro. O Silicon Valley Bank foi forçado a se desfazer de alguns de seus títulos, resultando em prejuízo para financiar os saques de seus clientes. Sob o novo programa do Fed, os bancos podem colocar esses títulos como garantia e tomar empréstimos do mecanismo de emergência.

O Treasury Department reservou $ 25 bilhões para compensar quaisquer perdas incorridas no mecanismo de empréstimo de emergência do Fed. Autoridades do Fed disseram, no entanto, que não esperam ter que usar esse dinheiro, uma vez que os títulos dados como garantia têm um risco muito baixo de inadimplência. Analistas disseram que o programa do Fed deve ser suficiente para acalmar os mercados financeiros. “A ação tomada pelo Fed reduz drasticamente o risco de mais contágio”, declararam economistas do banco de investimento Jefferies em nota publicada pelo AP News.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo