Comunidade

Após transplante, brasileira passa bem e agradece apoio da comunidade

Renata Coimbra foi diagnosticada com leucemia no ano passado e recebeu as células no sábado (12)

Renata Coimbra
Renata Coimbra

DA REDAÇÃO com Carlos Wesley

A busca por um doador compatível de medula óssea para a brasileira Renata Coimbra, de Coconut Creek, terminou com um final feliz. Depois de meses de angústia desde que recebeu o diagnóstico de leucemia, em 2017, ela finalmente encontrou uma doadora compatível e foi submetida ao transplante de células na madrugada do dia 12 de maio e vem reagindo bem ao procedimento. A doadora de Renata vive no Brasil, mas sua identidade ainda não pode ser revelada por motivos de confidencialidade.

Sempre pronta a fazer a diferença, a comunidade brasileira no sul da Flórida e em Massachusetts, onde Renata morou por vários anos, se mobilizou na organização de campanhas para registro de possíveis doadores no ‘Be The Match’, o programa nacional de medula óssea nos Estados Unidos. Em eventos realizados principalmente em organizações religiosas e consulados brasileiros, estima-se que a Fundação Icla da Silva tenha adicionado ao banco cerca mil brasileiros só este ano. Mas quis o destino que a doadora fosse encontrada no nosso país, a mais de três mil milhas de distância.

“Obrigada pelo apoio e orações de todos”, vibrou Renata ao compartilhar “a melhor notícia do mundo” na sua página do Facebook. Ela continuará internada por mais duas semanas e os próximos exames vão atestar se as células transplantadas já estão se reproduzindo em quantidades suficientes dentro de seu organismo – ou seja, a “medula pegar”. Na volta para a casa, porém, a capixaba terá que se cercar de cuidados: com baixa imunidade, os primeiros 100 dias após o transplante são críticos pelo risco maior de contrair infecções.

Na quarta-feira, numa conversa pelo telefone com o AcheiUSA, Renata demonstrou confiança de que o pior ficou para trás. “Foram momentos de tensão, especialmente quando soube que alguns possíveis doadores não estavam disponíveis. Mas nunca perdi a esperança, e Deus colocou um anjo na minha vida”, disse, referindo-se à doadora. Ela fez questão de lembrar que os brasileiros que se registraram nas campanhas feitas em seu nome ainda podem salvar outras vidas: “Há muitos pacientes precisando encontrar alguém compatível. Por isso, peço que todos mantenham suas informações atualizadas junto à Fundação Icla da Silva”.

E as últimas semanas não foram fáceis para Renata. Além da internação antecipada para realizar a última sessão de quimioterapia antes do transplante, ela viveu momentos de muita expectativa no hospital. Segundo informações da equipe médica, o voo que traria as células do Brasil foi cancelado de última hora e os planos da junta médica precisaram ser alterados. Mas no final tudo deu certo! E como o dia do transplante é considerado o segundo aniversário, Renata vai comemorar neste final de semana uma semana de sua nova vida, ao lado de familiares e do marido, Danilo.


Registre-se como um possível doador

A brasileira Renata conseguiu encontrar seu doador compatível, mas há muitos outros pacientes com enfermidades do sangue à espera de alguém que possa dar-lhes uma segunda chance na vida. E os brasileiros são fundamentais nesta causa: é mais fácil encontrar um ‘match’ dentro da mesma raça do paciente. A Fundação Icla da Silva, que há mais de 25 anos presta assistência a pacientes que buscam o transplante de células para sobreviver, é o maior centro de recrutamento do Be the Match e sempre realiza campanhas aqui nos EUA com o objetivo de aumentar a nossa representatividade no banco.

Se você tem de 18 a 44 anos, faça a diferença e registre-se como um possível doador de medula óssea. É simples, pois basta preencher um formulário e passar dois cotonetes na parte interna da bochecha. Assim, um dia, você pode ser chamado para doar células que podem salvar uma vida!!

Procure mais informações na página da Fundação (www.icla.org) ou ligue para Carlos Wesley – telefone (646) 385-0671. Cada pessoa que participa é uma esperança para os pacientes. Se preferir, você também pode se registrar online, através do link http://join.bethematch.org/AMOR

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo