Celebridades

Apresentadora Fernanda Pontes é nomeada embaixadora da Língua Portuguesa nos EUA

Ela recebeu a condecoração em Washington D.C. por seis ONGs que ensinam o português nos Estados Unidos

Fernanda Pontes é a nova embaixadora da língua portuguesa nos EUA
Fernanda Pontes é a nova embaixadora da língua portuguesa nos EUA

A apresentadora da Globo Internacional, Fernanda Pontes, foi eleita em Washington D.C. este mês a “Embaixadora do Português como Língua de Herança”.  Seis das principais associações não governamentais focadas em oferecer programas educativos e culturais para as comunidades brasileiras residentes nos Estados Unidos nomearam a atriz. As informações são do Brazilian Times.

A cerimônia foi realizada na região metropolitana de Washington, D.C., junto à comunidade brasileira local, durante evento com alunos da Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE).

Devido à sua trajetória como mãe brasileira vivendo nos Estados Unidos e como profissional, divulgando a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, Fernanda Pontes está alinhada à missão destas seis organizações, que é promover o Brasil e o ensino da língua portuguesa aos descendentes de imigrantes brasileiros que vivem nos EUA.

A cerimônia contou com a presença do ministro Aloysio Gomide Filho, representante do Consulado Brasileiro nos EUA e do embaixador Edgar Casciano, que falou sobre Fernanda ser a pessoa ideal e preparada para elevar ainda mais a Língua Portuguesa nos EUA.

“Fernanda terá uma grande missão em 2019, conscientizar e mobilizar todas as famílias brasileiras nos EUA, sobre a importância da Língua Portuguesa na vida de todas as crianças que vivem fora do Brasil”, destacou.

“Ser nomeada Embaixadora da Língua Portuguesa nos EUA, é uma emoção e uma responsabilidade muito grande que eu honrarei com muito carinho e comprometimento, conscientizando ainda mais as famílias Brasileiras de como é importante preservar não só a língua portuguesa na vida dos nossos filhos, mas acima de tudo a nossa história e cultura”, afirma Fernanda.

“Todas as associações representadas aqui nesta cerimônia trabalham para que as crianças vivendo nos Estados Unidos reconheçam e valorizem sua identidade como brasileiros, e para que mantenham vivo seu vínculo afetivo com o Brasil — país de seus pais ou avós”, disse Ana Lúcia Lico, diretora executiva da ABRACE, durante o evento. “Fernanda, contamos com você para este papel fundamental de levantar a bandeira da herança cultural brasileira e do seu valor na formação dos pequenos e jovens brasileiros pelo mundo.”

A iniciativa congrega as seguintes organizações (por ordem alfabética):

– Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE), de Washington, D.C., Maryland e Virginia

– Contadores de Estórias, da Califórnia

– Fundação Vamos Falar Português, da Flórida

– Instituto Brasil de Educação e Cultura (IBEC), da Califórnia

– Praticutucá, de Massachusetts

– Projeto Brasileirinhos na Flórida

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo