Histórico

Arraial da Fundação Vamos Falar Português reuniu mais de três mil pessoas

Entidade quer agora investir os recursos arrecadados na festa em mais aulas de português para crianças

Junina

A tradicional festa junina da Fundação Vamos Falar Português (VFP), como todos os anos, atraiu centenas de famílias brasileiras interessadas em relembrar um pouco das antigas festas juninas realizadas no Brasil. No ginásio do Sports Complex, em Deerfield Beach, o que se viu foi uma grande festa familiar com muitas crianças mantendo a tradição dos vestidos coloridos e do chapéu de palha. (clique aqui e veja as fotos)

Além da tradicional quadrilha de adultos e crianças, o evento mostrou muita animação com os bingos e a área infantil. Entre os expositores, muitas barracas de comidas típicas brasileiras e comerciantes da comunidade. Alguns empreendedores americanos também comparecerem ao evento.

Para Cristiane Martins, uma das coordenadoras da fundação, o resultado da festa foi muito positivo e agora começam os trabalhos para investimento do dinheiro em mais aulas de português.”Graças à ajuda da comunidade que compareceu em massa à nossa festa e aos nossos voluntários vamos poder abrir mais um curso de português para crianças’, afirmou a coordenadora.

A VFP já oferece cursos gratuitos, em quatro níveis de ensino do idioma, em Lantana, Miami e Boca Raton. Com o sucesso da festa, será possível investir no curso de português para crianças na região de Plantation (Broward). “O projeto piloto realizado no início de 2013 mostrou que há demanda naquela área”, celebrou Cristiane. Ao todo 40 crianças participaram do projeto piloto sendo que outras 40 estão na lista de espera.

As aulas gratuitas da Fundação têm motivado pais a manterem o idioma com os filhos. A procura pelas aulas, que acontecem sempre aos sábados, tem mostrado essa necessidade das famílias brasileiras no sul da Flórida. Cerca de 380 crianças estão inscritas nas aulas de português e outras cem estão esperando uma vaga.

Além da festa junina, a VFP realiza outras duas festas anuais: Dia das Crianças, em outubro, e Dia das Mães, em maio. Todos os eventos contam com voluntários da comunidade brasileira e empresas patrocinadoras.

Para a Festa Junina 2014, a diretoria promete estudar alguma alternativa para o problema do estacionamento. A procura pela festa tem aumentado todos os anos, desde que foi criada em 2005, e o espaço para os carros no Sports Mall não é o suficiente. Em outra ocasião, a entidade usou ônibus para transportar visitantes que estacionavam em locais afastados do evento.

A Fundação Vamos Falar Português (VFP) é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos políticos e religiosos, sediada em Miami, Flórida. O tradicional Arraial da VFP tem o apoio do Banco do Brasil, WK Cargo e do jornal AcheiUSA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo