Art Basel está de volta e agita Miami com exposições e festas

0
744

Megafeira chega ao sul da Flórida com programação que vai da arte moderna à pura badalação

DA REDAÇÃO

Art Basel está de volta e agita Miami com exposições e festas

Miami pode não ter lá uma grande imagem de capital cultural dentro dos Estados Unidos. Injustiças à parte (a cidade tem, por exemplo, um dos mais respeitáveis museus dedicados à arte latina no mundo, o Pérez Art Museum), é em dezembro que a maior metrópole do sul da Flórida mostra sua importância nesse setor. Com a 13ª edição da megafeira de arte europeia Art Basel aportando na cidade, Miami se enche de festas, exposições de artistas e outros agitos. O evento ocorre de 4 a 7 de dezembro e atrai mais de 75 mil pessoas à cidade, reunindo 250 galerias de arte e ficando concentrado basicamente no Miami Beach Convention Center e na praça Collins Park (em frente ao Bass Museum; 2100 Collins Ave, Miami Beach, FL 33139).

O primeiro local sedia a feira propriamente dita, contando com estandes ocupados pelas principais galerias de arte do mundo, que vêm a Miami apresentar novos artistas e, claro, movimentar muito dinheiro com vendas de seus trabalhos. Já a segunda localidade apresenta trabalhos expostos a céu aberto, como grandes instalações de arte interativas, que convidam o público a interagir com a obra.
Além desses dois pontos principais, a megafeira (que na Europa ocorre na cidade suíça de Basel) traz ainda programações paralelas.

Badalações à parte
Um exemplo de evento que ocorre junto à feira é a apresentação da cantora pop Miley Cyrus, que faz show para convidados no hotel Raleigh, em Miami Beach, enquanto a cidade abriga a feira. Outro evento que ocorre na esteira da Art Basel é uma grande intervenção feita por grafiteiros em um escola localizada no bairro de Wynwood, epicentro da modernidade made in Miami, a oeste de Downtown. Por lá, artistas vêm pintando paredes do local, aberto ao público desde a terça-feira (2).

Outro evento que mostra como a feira movimenta Miami e diversos de seus setores culturais e econômicos é o 8º Ornare Tastemakers Showcase, que mostrou no dia 4, em recepção sediada na sala de exposição Ornare, no Design District, trabalhos de cinco dos mais influentes escritórios de design de interiores e arquitetura da cidade. As paredes do showroom da fabricante de móveis planejados foram transformadas em um grande espetáculo, no qual cada designer e seus projetos ganharam vida por meio de apresentações interativas e projeções de vídeo.