Artes Plásticas

Artista brasileiro assina mural de 20 metros de altura em Chicago

Grafiteiro Kobra é de São Paulo e tem seu trabalho espalhado por outras grandes cidades nos EUA e no mundo, como New York e Tóquio 

O mural assinado pelo brasileiro Eduardo Kobra em Chicago
O mural assinado pelo brasileiro Eduardo Kobra em Chicago

DA REDAÇÃO – Engana-se quem pensa que grafite é vandalismo, sem nenhuma ligação à arte. Nomes como o grafiteiro paulistano Kobra vêm mostrando que as pinturas realizadas sobre edifícios e monumentos do espaço publico tem, muitas vezes, o status de obras artísticas.

Kobra acaba de inaugurar, em Chicago (capital do Estado do Illinois e uma das mais importantes metrópoles dos EUA), um imenso mural. Ele criou uma homenagem ao músico Muddy Waters, considerado o “Pai do Chicago Blues” e cujo centenário foi celebrado em 2015.

Com 20 metros de largura por 40 metros de altura, o mural acaba de ser inaugurado em Chicago e fica em uma área nobre, próximo ao Chicago Theatre e à Harold Washington Library Center, dois ícones da cidade americana. “Já há boa repercussão em Chicago e mesmo em outras cidades norte-americanas”, comemora Kobra, em entrevista à revista “Época”.

“Fiz uma ampla pesquisa sobre Muddy Waters, considerado um dos grandes guitarristas da história”, diz o artista.

Este é o segundo trabalho internacional do brasileiro este ano. Em março, em uma área nobre de Dubai, nos Emirados Árabes, Kobra criou o mural “A Lenda do Cavalo Árabe”. E mês que vem ele viaja para fazer uma pintura em 3D, em Tóquio, no Japão. Depois, fará uma grande intervenção no Rio de Janeiro, próxima ao Museu do Amanhã, que deve ficar pronta antes do início dos Jogos Olímpicos.

NY, Tóquio e Miami

Em 2015, Kobra finalizou a pintura de um muro localizado no bairro de Shibuya, um dos mais movimentados de Tóquio (megalópole que é capital do Japão). Depois de marcar a paisagem de cidades brasileiras com seus murais gigantes e coloridos, o artista foi convidado pela cidade japonesa a estampar sua arte por lá. O tema do mural pintado no Japão eram os ritmos brasileiros, com destaque para a bossa nova.

Kobra também é autor de murais em pontos badalados de New York City (onde um muro com seus traços fica localizado próximo ao parque suspenso High Line) e Miami (onde assina um grande mural no descolado bairro de Wynwood).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo