Histórico

Artista brasileiro presta homenagem ao presidente dos EUA

O artista plástico brasileiro Alex Arantes está finalizando um quadro que será enviado para a Casa Branca, como um presente para Barack Obama. Na tela, estão retratados de maneira estilizada o atual presidente dos Estados Unidos e um dos grandes estadistas do país, Abraham Lincoln. “Foi a forma que encontrei para homenagear o Obama, pois sei que Lincoln sempre foi uma inspiração para ele”, disse o mineiro de Uberlândia, que está na América há nove anos. Vale lembrar que, em sua posse, este ano, Obama chegou a Washington DC depois de percorrer de trem dezenas de cidades, com paradas para discursos memoráveis, exatamente como fez o 16º presidente americano, no início do século 19.

Do seu ateliê em Deerfield Beach, Alex – que em algumas peças assina Setnara (Arantes ao contrário) – dá os últimos retoques no quadro e aproveita para mostrar a variedade de suas obras. Ele tem a mesma facilidade de trabalhar com esculturas de madeira, painéis, artesanato e até com outros materiais, como couro e metal. “Normalmente os artistas se especializam em uma linguagem, mas sempre gostei da diversidade”, explica Alex. Nos últimos anos, ele também trabalhou muito com faux finish (acabamento) com texturas, pátinas e relevos, até por necessidades comerciais.

No entanto, a paixão pelas artes voltou a falar mais alto. “A pintura é uma necessidade de expressão da alma”, filosofa o brasileiro, que está começando a reunir suas obras para uma eventual exposição, ainda este ano. Por conta disso, tem preparado com técnicas mais elaboradas os seus quadros mais recentes e muitas vezes gasta cerca de um mês para concluir uma única peça.

Seu ídolo nas artes é o mestre do Surrealismo, Salvador Dalí. Por isso, ele abusa de imagens alucinantes, às vezes até fora do cotexto. O resultado é interessante e o trabalho de Alex poderá ser conferido, em breve, num site que ele pretende disponibilizar na Internet. Até lá, os contatos com o artista podem ser feitos através do telefone (754) 235-3699.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo