As vantagens e desvantagens do visto de estudante nos Estados Unidos

Confira as respostas para as principais dúvidas de quem sonha em estudar na América

0
49220

Muitos estudantes brasileiros querem vir estudar nos EUA, mas ficam na dúvida sobre as vantagens e desvantagens do visto. Na última edição, o AcheiUSA publicou uma matéria sobre o sorteio de uma bolsa de estudos para brasileiros que gerou grande interesse e repercussão, foram mais de 4 mil curtidas na matéria do site e dezenas de comentários.

Quanto tempo posso ficar? Quanto vou gastar? Qual a documentação necessária? Preciso estudar o tempo todo? É necessário portar um visto de estudante para frequentar uma escola ou posso ingressar no país com visto de turista?

Para responder a essas e outras perguntas, a advogada especialista em imigração Elora Andrade Ortego, falou ao Portal USAHelp4U, site voltado para orientar estudantes internacionais e o AcheiUSA reproduz a entrevista abaixo.

Qual a diferença entre visto de estudante e visto de turismo?
Elora Andrade: O visto de turismo possibilita que o estrangeiro entre nos Estados Unidos com intuito de fazer turismo; ou seja, viajar, fazer compras e passeios, participar de atrações ou simplesmente visitar amigos e familiares. Já o visto de estudante, como o próprio nome indica, possibilita que estrangeiro estude legalmente nos EUA.  Como todos os tipos de visto, o visto de estudante também tem regulamentos que devem ser seguidos perante a lei enquanto o estrangeiro permanecer em status de estudante.  Para ser emitido, o estrangeiro deve estar matriculado em faculdade ou curso que emitam o Formulário I-20 (documento essencial para obtenção do visto de estudante).  Para que esse visto seja mantido, o estrangeiro deverá seguir matriculado e frequentar o curso seguindo as normas do mesmo (ex: número máximo de faltas, notas mínimas, entre outras regras impostas pela instituição acadêmica).  A possível violação do visto de estudante pode causar problemas para manutenção do status imigratório; sendo assim importante saber exatamente quais os regras a serem seguidas.

Quais os beneficios que o visto de estudante pode oferecer ao estrangeiro?
EAO: O visto de estudante oferece o beneficio ao estrangeiro de poder estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período que o mesmo estiver matriculado e seguindo os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica. Outro beneficio, é que o indivíduo que esteja vinculado ao visto de estudante tem ainda a possibilidade de poder trazer a sua família imediata (cônjuge e filhos menores) vinculados a um visto de dependente do visto de estudante. Os dependentes podem permanecer nos EUA durante o tempo de vigência do visto do estudante. Sempre observando a lei e os regulamentos prescritos, o estudante só pode trabalhar com o visto de estudante no campus da universidade e respeitando também alguns limites na carga horária de trabalho. Entre outros benefícios decorrente deste visto, em casos específicos, o estudante tem a possibilidade de obtenção do número de seguro social (social security number) e carteira de motorista.  Em determinados cursos, o estudante tem direito, após a graduação, a um visto de trabalho geralmente por um período de um ano.

Se o estrangeiro entrar nos EUA com visto de turismo e decidir trocar seu status para visto de estudante, qual o procedimento?
EAO: Uma mudança de status imigratório necessita ser feita pelo interessado. Nesse caso é aconselhável que o estrangeiro consulte um advogado de imigração para saber exatamente qual o procedimento a ser seguido em vista do seu caso especifico.  É muito importante checar que o estrangeiro tem todos os requisitos para obter a mudança de status para que a mesma não seja negada.

Esse é um processo arriscado? A imigração tem negado muito essa troca?
EAO: Dependendo da circunstância pode ser um processo arriscado, pois se a mudança de status for negada, o estrangeiro começa a acumular presença ilegal dentro dos EUA.  A troca em si não apresenta tanto risco, mas outras circunstâncias especificas de cada caso podem apresentar riscos. Por isso é importante consultar um advogado que possa avaliar a individualidade de cada caso perante a mudança de status imigratório.

Se o estrangeiro trocar de visto de turismo para estudante, os seus dependentes, como filhos e conjugue podem ficar com ele nos EUA?
EAO: Cônjuge e filhos menores do estrangeiro que possua o visto de estudante (ou venha adquirir através de uma mudança de status imigratório) podem permanecer com o estudante principal nos EUA durante o período que ele estiver estudando.  Todavia, é necessário que a mesma mudança de status imigratório seja feita para cada membro da família juntamente com mudança do principal (estudante).

Se o estrangeiro, com visto de turismo ou de estudante, conseguir uma proposta de trabalho, qual o procedimento a ser seguido? Precisa ser uma empresa grande?
EAO: O procedimento a ser feito é uma mudança de status para o visto de trabalho.  A empresa contratante não necessariamente precisa ser uma empresa grande; mas sim, necessita provar a necessidade da contratação desse empregado e provar condições de remuneração compatível com o cargo a ser exercido.

Se o estrangeiro, com visto de turismo ou de estudante, resolver abrir uma empresa nos EUA. Pode? O estrangeiro pode gerenciar seu próprio negócio?
EAO: Com o visto de turismo é possível abrir uma empresa nos EUA; porém o fundador/dono da companhia não pode, sob hipótese alguma, trabalhar ou prestar serviços através da mesma.  Nesse caso, sugere-se a mudança de status imigratório para outro tipo de visto.