Histórico

Associação dos EUA pede a Bastos liberação de pilotos do Legacy

Uma associação internacional de pilotos baseada nos Estados Unidos enviou uma carta ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, pedindo a devolução dos passaportes dos dois pilotos norte-americanos do jato Legacy envolvidos no acidente com um avião da companhia aérea Gol, disse o grupo na quarta-feira.

O Conselho Internacional de Proprietários de Aeronaves e Associações de Pilotos (IAOPA, pela sigla em inglês), com sede no Estado de Maryland, pediu também que as autoridades brasileiras separem a investigação do acidente da investigação criminal.

O Ministério da Justiça informou por meio de sua assessoria de imprensa que nenhuma carta da associação chegou às mãos do ministro até o final do expediente da quarta no órgão.

Os dois pilotos norte-americanos conduziam o jato Legacy, fabricado pela Embraer e de propriedade da empresa de fretamento norte-americana ExcelAire, que se chocou no ar com um Boeing 737 da Gol. O avião da companhia brasileira caiu no norte do Mato Grosso matando todos seus 154 ocupantes.

Depois do acidente, o pior da história da aviação do Brasil, os pilotos tiveram seus passaportes recolhidos e permanecem no país enquanto a investigação do desastre segue seu curso.

“Este acidente trágico entristeceu a comunidade internacional mundial e nos estimulou a descobrir e corrigir suas causas”, disse o presidente da IAOPA, Phil Boyer, na carta, divulgada no site da entidade.

“Mas deter os pilotos só vai dificultar a investigação”, acrescentou.

Ele disse também que acordos internacionais desencorajam o uso “inadequado” de informações de segurança, incluindo o uso de processo criminal.

“A presunção de intenção criminal juntamente com a investigação do acidente da aeronave só vai sufocar e frustrar o objetivo da investigação”, disse Boyer.

A IAOPA é uma federação internacional que inclui 64 organizações não governamentais, nacionais e autônomas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo