Estados Unidos

Ataque hacker interrompe funcionamento de hospitais em diferentes estados americanos

Pelo menos 16 hospitais e clínicas administrados pela empresa Prospect Medical Holdings na Califórnia, Texas, Connecticut, Rhode Island e Pennsylvania foram afetados

Hospitais americanos sofrem ataque de hackers. Foto: Philadelphia Inquirer

Um ataque de hackers interrompeu o funcionamento de pelo menos 16 hospitais e clínicas administrados pela empresa Prospect Medical Holdings na Califórnia, Texas, Connecticut, Rhode Island e Pennsylvania, apurou a agência Reuters. Muitos serviços de cuidados primários permanecem fechados desde sexta-feira (4), enquanto especialistas em segurança tentam determinar a extensão do problema e resolvê-lo. Na quarta-feira (9), os sistemas de computadores “continuavam inativos”, informou a empresa.

O FBI abriu uma investigação para descobrir os responsáveis pelo crime. De acordo com as autoridades, o ataque foi realizado por meio de um ransomware, que é um tipo de malware que bloqueia os computadores e exige um pagamento para liberar os arquivos. O FBI não divulgou quais hospitais foram afetados pelo ataque. O ransomware tem sido usado com frequência por hackers para obter dinheiro ilegalmente.

“Enquanto nossa investigação continua, estamos focados em atender às necessidades urgentes de nossos pacientes enquanto trabalhamos para retornar às operações normais o mais rápido possível”, disse a Prospect Medical Holdings em um comunicado.

Em maio deste ano, um grupo de hackers usou esse tipo de malware para bloquear computadores em mais de 150 países ao redor do mundo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo