Mundo

Atentado em área diplomática de Cabul mata pelo menos 90 pessoas

Ônibus explodiu em local de grande movimento da capital do Afeganistão

Atentado matou pelo menos 90 pessoas e deixou outras 400 feridas
Atentado matou pelo menos 90 pessoas e deixou outras 400 feridas

A explosão de uma bomba escondida em um caminhão da rede de esgoto deixou ao menos 90 mortos e 400 feridos nesta quarta-feira (31) em Cabul, capital do Afeganistão. As informações são do UOL.

O ataque ocorreu na região conhecida como Wazir Akbar Khan, que concentra embaixadas internacionais e fica próxima ao palácio presidencial, em meio ao início do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Segundo um porta-voz do Ministério do Saúde, o número de vítimas divulgado é provisório e ainda pode subir -há muitas mulheres e crianças, que foram levadas a hospitais da cidade.

A carga explosiva foi acionada em um caminhão-pipa às 8h30 locais, segundo o Ministério do Interior afegão, próximo à Embaixada da Alemanha. O ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, afirmou que um guarda da embaixada foi morto e alguns trabalhadores do local ficaram feridos.

Também foram atingidos os prédios das representações da França, Turquia, Paquistão, Japão, Emirados Árabes Unidos, Índia e Bulgária.

Um motorista afegão da rede britânica BBC morreu no ataque e quatro jornalistas ficaram feridos. O motorista trabalhava há mais de quatro anos para o serviço afegão da BBC, era casado e tinha filhos, segundo nota divulgada pela rede. O comunicado não informa a nacionalidade dos jornalistas feridos.

Nenhum grupo terrorista assumiu o atentado até este momento. O Estado Islâmico e o Taleban foram autores dos últimos ataques no país.

O Taleban, que anunciou no fim de abril o início da “ofensiva de primavera”, afirmou em uma rede social que não tem envolvimento com o atentado de Cabul, que condenam “com veemência”. No passado, o grupo não reivindicou ataques com alto número de civis mortos.

Cerca de 50 carros foram destruídos ou danificados pela explosão. Vidros de lojas, restaurantes e outros prédios foram quebrados em um raio de um quilômetro do centro da explosão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo