Estados Unidos Mundo

Papa Leão XIV faz história ao votar nas eleições dos Estados Unidos

Nascido em Chicago, pontífice enviou sua cédula pelo correio para Illinois e se tornou o primeiro papa a participar de uma eleição americana durante seu pontificado

Papa Leão XIV mantém seu registro eleitoral em Illinois, nos Estados Unidos. (Foto: Edgar Beltrán / Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0).

O Vaticano confirmou que Leão XIV participou das eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro. Aos 71 anos, o pontífice enviou seu voto pelo correio para Illinois, estado onde nasceu e continua registrado como eleitor.

Leão XIV, cujo nome de nascimento é Robert Francis Prevost, mantém a cidadania americana e o registro eleitoral no condado de Will. Ele solicitou a cédula em 3 de outubro, seguindo o procedimento disponível para eleitores que estão fora do país.

Segundo o Vaticano, o papa sempre procurou exercer seu direito de voto quando teve oportunidade, inclusive durante os anos em que viveu no Peru, país do qual também possui cidadania.

A participação é considerada inédita porque não há registro de outro pontífice que tenha votado em uma eleição americana durante seu papado.

Embora Leão XIV já tenha manifestado posições sobre questões políticas, especialmente imigração e conflitos internacionais, não há informações sobre os candidatos escolhidos por ele.

Compartilhar Post: