Histórico

Ativistas de imigração alertam para serviços de notários

Organizações beneficentes que oferecem apoio aos imigrantes indocumentados no sul da Flórida lançaram esta semana um alerta sobre o trabalho irregular que notários estariam fazendo em processos de imigração. A associação de advogados (BAR) também endorsou o alerta da ONGs afirmando que, ao contratar os serviços de notários os imigrantes podem estar pondo em risco os seus processos e com isso suas chances de continuar nos EUA. “Danos sérios podem ocorrer e destruir permanentemente as chances de legalização”, comunicou a associação.

Notários não podem, segundo o governo americano e associações de advogados, oferecer nenhum tido de serviço na área de imigração. Nem mesmo conselhos.

As ONGs advertem que tem recebido denúncias de famílias que foram vítimas de notários. Eles teriam prometido serviços a baixo custo e acabaram ficando com o dinheiro dos desavisados. Só este ano, no sul da Flórida, três casos envolvendo fraude praticada por notários estão sendo investigadas por agentes federais.

A AILA South Florida (braço regional da Associação Nacional de Advogados de Imigração) criou um website oferecendo informações aos imigrantes que precisam de ajuda jurídica. O objetivo é evitar que eles caem no golpe dos notários. O website www.stopnotariofraud.org também informa onde os imigrantes podem procurar ajudar em caso de serem vítimas de notários.

A antidade alerta ainda que os imigrantes precisam também saber se o advogado escolhido para liderar seu caso é licenciado. “Alguns problemas criados pela má assistência jurídica nunca poderão ser revisados”, afirmou a entidade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo