Manchete Notícias

Ativistas localizam mãe de criança brasileira encontrada desacompanhada na fronteira

Menino de quatro anos de idade teria realizado travessia com dois adultos, que não eram seus pais, acabou sozinho, foi apreendido e levado para um abrigo em Chicago

Crianças e adultos apreendidos tentando atravessar a fronteira (Foto Mani Albrecht - U.S. Customs and Border Protection)
Crianças e adultos apreendidos tentando atravessar a fronteira (Foto Mani Albrecht – U.S. Customs and Border Protection)

Ativistas brasileiros em Massachusetts se prontificaram e ajudaram a localizar a mãe de uma criança brasileira de apenas quatro anos de idade apreendida na fronteira dos EUA com o México e levada para um abrigo para menores em Chicago.

Semana passada, um membro de uma igreja no Vale do Rio Grande (TX) tentou acalmar a criança e se mobilizou para ajudar o menino, que pronunciava poucas palavras, mas dando a entender que era natural do Brasil. A equipe do abrigo tentou desesperadamente encontrar a família dele, inclusive telefonando para o Consulado do Brasil em Houston (TX) e realizando pesquisas nas redes sociais.

A partir daí, ativistas e organizações de Massachusetts, entre elas o Grupo Mulher Brasileira, com sede em Allston, e o New England Community Center, em Stougton, entraram em contato com o local onde ele está e iniciaram uma busca pelos seus parentes.

Após o compartilhamento da história nas redes sociais, em poucas horas a mãe do menino, que reside nos Estados Unidos, foi encontrada. De acordo com as informações, ela reside na Pensilvânia e vive ilegalmente no país e, por essa razão, se negou a conversar com a imprensa.

O próximo passo é a mãe entrar em contato com o abrigo e ver como retirar o garoto de lá. Conforme as leis federais, ela terá que fazer um exame de DNA.

A criança teria entrado nos Estados Unidos pela fronteira com o México há cerca de 45 dias, conforme relatos das autoridades federais de imigração. O menino é natural de Gonzaga, Minas Gerais, e realizou a travessia na companhia de um casal de adultos que não são pais deles. (Com informações do Brazilian Times)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo