Histórico

Ativistas lutam pela carteira de motorista para indocumentados no Texas

TexasDa Redação, Com WOAI Texas – A polêmica questão das carteiras de motorista para imigrantes indocumentados chegará ao Texas até o final deste ano. Vários parlamentares, inclusive, já concordaram em discutir a medida.

Os apoiadores da ideia argumentam que há vários benefícios para os cidadãos na concessão de DL para os indocumentados.

Alberto Ruiz, da Legal Aid Initiative, disse que o ponto principal a favor da medida é o fato de, nos 14 estados onde ela já foi aprovada, houve uma redução significativa nos seguros de automóvel, porque mais pessoas estão fazendo seguros.

“Os seguros ficaram mais baratos, porque de uma semana para outra muita gente foi incluída no mercado,” disse Ruiz.
Estima-se que hoje cerca de 2 milhões de imigrantes ilegais dirijam no Texas, sem DLs, sem seguro e sem absolutamente nenhum treinamento sobre as regras de trânsito. Ruiz disse que a concessão vai reduzir em muito esses problemas.

“Eles vão ter de aprender as regras, os sinais de trânsito, e todas as informações necessárias para dirigir com segurança”, disse. “Isso vai fazer deles melhores motoristas.”

Muitos jovens sem documentos que foram trazidos ainda crianças para os EUA agora já podem tirar carteiras, graças ao programa ‘Deferred Action’, anunciado pelo presidente Obama em 2012. Eles dizem que ter DLs lhes traz liberdade para irem onde quiserem.

Ruiz diz que a questão diz respeito a uma dor de cabeça frequente entre os texanos. Quando ocorre um acidente e um dos motoristas é indocumentado, essa pessoa é relutante em cooperar com a polícia, e na maioria das vezes foge do local do acidente.

O projeto tem ainda um longo caminho pela frente. Um dos temas principais na corrida para o cargo de Lieutenant Governor, responsável pelo controle do Senado e da agenda do legislativo, é saber quem é mais duro no combate à imigração ilegal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo