Histórico

Atlantis aterrissa com segurança em base aérea na Califórnia

O ônibus espacial Atlantis aterrissou hoje, às 19h49 GMT, na base aérea de Edwards, na Califórnia. O pouso ocorreu dentro dos parâmetros de segurança esperados.

Atlantis pousou na base aérea de Edwards, na Califórnia, e será levado para a Flórida
Antes, havia sido suspensa uma tentativa de aterrissagem no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida). “Decidimos pela Califórnia porque não estávamos confortáveis `com o mau tempo` na Flórida”, disse Tony Antonelli, do Centro de Controle da Missão da Nasa (agência espacial americana) em Houston.

O ônibus espacial encerra assim uma missão de 13 dias, na qual seus tripulantes deram seqüência à construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Os astronautas tiveram ainda de consertar o revestimento térmico da nave, danificado durante o lançamento, ocorrido no dia 8 de junho.

“Bem-vindos de volta e parabéns pela excelente missão”, disse um controlador da missão da Nasa aos sete tripulantes do Atlantis, depois que a nave parou na pista.

O Atlantis deveria ter retornado à Terra na quinta-feira (21), mas o mau tempo frustrou as tentativas de aterrissagem na Flórida.

Como o pouso ocorreu na Califórnia, a Nasa terá de gastar US$ 2 milhões para levar o ônibus espacial sobre um Boeing 747 de volta para o Centro Espacial Kennedy.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo