Esportes

Atletismo da Rússia está fora da Rio 2016

Corte Arbitral do Esporte rejeita apelação e tira atletismo russo dos Jogos Olímpicos

Isinbayeva está fora da Olimpíada do Rio de Janeiro (Foto Getty Images)
Isinbayeva está fora da Olimpíada do Rio de Janeiro (Foto Getty Images)

DA REDAÇÃO – A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta quinta-feira (21) ter negado a apelação do Comitê Olímpico Russo e de 68 integrantes do atletismo do país que pediam para participar dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. Desta forma, a corte referendou a suspensão imposta pela Federação Internacional (IAAF, na sigla em inglês) por causa de um escândalo de doping e manteve a Rússia fora do atletismo olímpico. As informações são da AFP.

A reação da Rússia foi rápida. O porta-voz do governo, Dmitry Peskov, foi duro na reposta. “Eu certamente lamento essa decisão do CAS, no que se refere a absolutamente todos os nossos atletas (que entraram com as reivindicações). O princípio da responsabilidade coletiva é difícil de aceitar”.

Já o ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko acrescentou: “Lamento esta decisão. Infelizmente, um certo precedente foi estabelecido para a responsabilidade coletiva “, disse.

Porém, ainda resta uma possibilidade de os atletas do país participarem dos Jogos. O Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliará pedidos individuais de russos que desejam competir com uma bandeira neutra. Para isso, eles serão submetidos a vários critérios de análise, como quantidade de exames antidoping realizados fora da Rússia.

O escândalo teve início quando o antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, e um funcionário da agência antidoping local denunciaram à imprensa americana que 15 medalhistas russos nos Jogos de Inverno de Sochi e outros atletas foram dopados por autoridades russas.

Além disso, há relatos que agentes do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, manipularam amostras de urina durante o evento poliesportivo, para evitar que algum caso fosse revelado.

Revelações feitas pela televisão pública alemã “ARD” apontam que o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, encobriu pelo menos um caso de doping no escândalo que envolve o atletismo do país e que incidem em um suposto programa dirigido pelo governo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo