Negócios

Aumenta número de pedido de falência por pequenas empresas

Cerca de 1.500 pequenas empresas entraram com pedido de falência até o final de setembro; número está perto de ultrapassar as falências de pequenas empresas em 2022

Cerca de 1.500 empresas entraram com pedido de falência até setembro. Foto: Berken Cloyes

Mais pequenas empresas estão falindo em meio a um clima de empréstimos mais difícil e taxas de juros altas. Segundo apurou o Wall Street Journal, as falências de pequenas empresas aceleraram este ano, com cerca de 1.500 pequenas empresas entrando com pedido de falência até o final de setembro. O número está perto de ultrapassar as falências de pequenas empresas em 2022, que registaram cerca de 1.500 durante todo o ano, de acordo com o American Bankruptcy Institute.

Um dos fatores apontados pelo aumento no pedido de falência é o dispositivo Subchapter V, uma seção do Código de Falências dos EUA que recentemente tornou mais fácil para os empresários buscarem a falência, dado seu custo mais baixo e prazo mais curto, em comparação com um pedido de falência do Chapter 11. O limite de dívida para registros do Subchapter V aumentou temporariamente para $7,5 milhões, bem acima do antigo limite de $2,7 milhões, pelo menos até junho de 2024.

O WSJ apontou também aumento na taxa de inadimplência em empréstimos a pequenas empresas desde junho do ano passado, que agora excedem as médias pré-pandemia, de acordo com dados da Equifax.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo