Histórico

Aumentou número de hispânicos que se identificam como brancos nos EU

Para o Censo americano, os latinos – brasileiros inclusive – sempre foram identificados como “hispânicos”. Entretanto, recentes estudos dos últimos Censos, o de 2000 e o de 2010, revelaram que é cada vez maior o número de hispânicos que se identificam como “brancos”.

Em 2010, 1,2 milhão do total de 35 milhões de norte-americanos identificados em 2000 como de “origem hispânica, latina ou espanhola”, mudaram sua raça para “outra” ou “branca”, de acordo com a pesquisa apresentada na reunião anual da Associação de População da América.

A raça tem características imutáveis quando se fala em brancos, negros e asiáticos. O mesmo não acontece para os americanos de origem hispânica. Esse assunto tem gerado polêmica não é de hoje, porque o Censo americano transformou “hispânicos” em uma raça. Talvez seja por isso que 37 % dos latinos, presumivelmente insatisfeitos com as opções oferecidas no formulário – “branco” , “negro” ou “hispânico” – optaram por “outra raça”, em 2000, e “branca”, em 2010.

De qualquer maneira, hispânicos ou brancos, a população de língua espanhola é a que mais cresce nos EUA e ocupam espaços cada vez maiores na sociedade americana

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo