Local

Auroras dão show raro no céu da Flórida

Fenômeno é impulsionado por tempestade solar forte e apareceu em todo o estado, até mesmo em parte do sul, em ocasião raríssima.

Tempestades solares conhecidas como Aurora Borealis, ou luzes do Norte, foram registradas até no sudeste da Flórida; condições metereológicas ampliaram a rara chance de ver o fenômeno em latitudes incomuns.

Auroras Borealis, ou Luzes do Norte, como também são conhecidas, surpreenderam moradores em diferentes regiões da Flórida durante a semana. Além da Flórida Central, o fenômeno foi visto em Juno Beach, um dos pontos mais ao sul a registrar esse brilho incomum.

O céu exibiu tons de rosa, vermelho e azul em fotos feitas por moradores e turistas, principalmente com celulares em modo noturno ou longa exposição. A olho nu, o espetáculo foi mais discreto, mas ainda assim raro o suficiente para mobilizar observadores de céu em toda a costa leste do estado.

Metereologistas explicam que a tempestade geomagnética atual é forte o bastante para empurrar o “oval auroral” para latitudes onde o fenômeno quase nunca aparece. Por isso, áreas de South Florida também entraram na rota.

Existe chance de observação ainda neste fim de semana, dependendo da evolução da atividade solar. Para ver ou fotografar, o ideal é buscar lugares escuros, longe das luzes urbanas, e olhar em direção ao horizonte norte entre 22h e 2 a 4h (horário da Costa Leste).

Mesmo quando o brilho é fraco para os olhos, sensores de celular tendem a captar as cores com mais facilidade. Céu limpo e paciência aumentam a chance de ver o espetáculo.


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo