Local Manchete

Autoridades encerram buscas por corpos no local do desabamento em Surfside

Tragédia de 24 de junho no Champlain Towers South deixou 97 mortos e uma pessoa continua desaparecida; trabalho das equipes de resgate durou 29 dias

Autoridades estimam que várias vítimas do desabamento tiveram suas identidades roubadas (foto: NBC Miami)

Autoridades do condado de Miami-Dade, FL, declararam na sexta-feira (23) o fim das buscas por desaparecidos nos escombros do edifício Champlain Towers South que desabou em 24 de junho na cidade de Surfside nos arredores de Miami Beach.

O trabalho árduo das equipes de resgate durou 29 dias e retirou 97 corpos da montanha de entulhos que se formou do desmoronamento. 

Apenas um adolescente de 15 anos foi resgatado com vida momentos após a tragédia e uma pessoa ainda é considerada desaparecida, embora não haja mais corpos a serem encontrados no local.

Em uma cerimônia , o chefe dos bombeiros Alan Cominsky saudou os colegas que trabalharam em turnos de 12 horas : “Fizemos o nosso melhor”, disse Cominsky.

Após a remoção de cerca de 22 milhões de libras de restos de concreto que foram transportados para um depósito em Miami, o local foi entregue ao Miami-Dade Police Department que classificou a área como local de crime.

Policiais e especialistas forenses continuarão o trabalho para identificar restos mortais e também recuperar pertences pessoais.

Engenheiros do National Institute of Standards and Technology, agência federal especializada em investigar este tipo de incidente foi enviada a Surfside em 15 de julho para reunir evidências e determinar como e por que o Champlain Towers South desabou, segundo informou a  procuradora da Flórida, Katherine Fernandez Rundle, em um comunicado.

Em 2018, a empresa de engenharia estrutural  Morabito Consultants indicou em um relatório  que o prédio apresentava problemas generalizados que exigiam “reparos urgentes”. Mas os alertas foram ignorados e apenas três anos depois a administração iniciou o processo de recertificação para comemorar os 40 anos de sua construção.

Uma discussão sobre o que fazer com o local já foi iniciada, com algumas pessoas querendo transformá-lo num memorial em homenagem às vítimas. “É muito mais que um edifício que desabou. É um local sagrado”, disse Charles Burkett, prefeito de Surfside.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo