Local

Avistamentos de macacos selvagens na Flórida geram alerta das autoridades

Alimentar macacos selvagens na Flórida é uma contravenção de segundo grau punível com até 60 dias de prisão e multa de até $500

Macacos da espécie Rhesus podem transmitir doenças. Foto: Orange City Police Department

Autoridades da Flórida estão alertando residentes para manterem distância de macacos selvagens frequentemente avistados em algumas regiões. Moradores de Orange City, cerca de 30 milhas ao norte de Orlando, relataram vários avistamentos de macacos selvagens na cidade, disse o Departamento de Polícia local em uma postagem no Facebook na quarta-feira (23).

O departamento informou que pelo menos um desses macacos – avistado na quarta-feira em um Popeye local – foi posteriormente identificado como um macaco Rhesus, uma espécie nativa da Ásia e que pode se tornar agressiva quando alimentada, de acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Alimentar macacos selvagens na Flórida é uma contravenção de segundo grau punível com até 60 dias de prisão e multa de até $500.

O departamento de polícia recebeu dois relatos adicionais de avistamentos de macacos selvagens na terça-feira (22), mas as autoridades não têm certeza se todos os avistamentos envolveram a mesma espécie.

A polícia alertou os moradores locais para não alimentarem ou tentarem capturar os macacos e para relatarem avistamentos à Linha Direta de Alerta de Vida Selvagem (888-404-3922).

Os macacos Rhesus são uma das duas espécies de macacos selvagens – junto com os macacos Vervet – que estão se reproduzindo na Flórida, de acordo com a Comissão de Conservação da Vida Selvagem.

A população principal de macacos Rhesus foi avistada pela primeira vez na região central da Flórida, em 1930, quando um operador de barco libertou seis dos macacos da espécie para atrair turistas.

Desde então, os macacos tiveram impactos negativos no Sunshine State: na década de 1970, os macacos Rhesus em Florida Keys “destruíram os manguezais vermelhos, levando à perda maciça de vegetação e à erosão da costa”, de acordo com a comissão de vida selvagem.

Macacos Rhesus na Flórida também testaram positivo para herpes B, uma infecção viral rara que pode causar danos cerebrais graves ou morte se não for tratada rapidamente, de acordo com o CDC. Houve cerca de 18 incidentes relatados de macacos Rhesus mordendo e arranhando humanos na Flórida, mas não houve nenhum caso confirmado de um humano contraindo herpes B de macacos na natureza, informaram as autoridades.

*com informações da NBC News

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo