Espetáculo

Bailarina brasileira traz novo estilo de sapateado para os EUA

Vivendo em New York, a gaúcha Luiza Karnas combina os ritmos brasileiros com o clássico sapateado americano

A sapateadora brasileira Luiza Karnas (Foto: Arquivo Pessoal)
A sapateadora brasileira Luiza Karnas (Foto: Arquivo Pessoal)

A brasileira Luiza Karnas, de 27 anos, já ganhou reconhecimento nos palcos de Porto Alegre (RS) e agora se destaca com o sapateado em New York, para onde se mudou em 2013 para estudar. A dançarina brasileira recentemente apresentou sua peça coreográfica ‘The Things We Leave Behind’ no aclamado Center for Performance Research na cidade.

Luiza se descreve como uma das sapateadoras brasileiras mais inovadoras e dinâmicas da sua geração. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-bailarina da UFRGS Ballet, Grupo Étoile e Companhia de Dança Porto Alegre, a gaúcha foi indicada duas vezes, em 2012 e 2014, para o Prêmio Açoriano de Dança, maior prêmio da cultura do Sul do país. 

Depois de se mudar para os Estados Unidos para estudar, a bailarina continuou a trilhar seu caminho na dança. Ela co-coreografou e dançou a parte central do espetáculo de sapateado SoundForest, criação de uma das mais respeitadas autoridades americanas de sapateado, Anita Feldman.

“Estou feliz que de alguma forma através do meu trabalho, as tradições da dança brasileira obtenham reconhecimento internacional”, diz Karnas, “Como coreógrafa e dançarina, eu combino nossos ritmos e danças brasileiras e com o clássico sapateado americano”.

Depois de anos de estudos e trabalhos experimentais, Luiza criou seu próprio método, chamado Sapateado-L-Brasileira, no qual L representa seu primeiro nome–Luiza–e a palavra Love, que combina a tradição do sapateado americano com ritmos  brasileiros e movimentos retirados samba e frevo, por exemplo.

Nos Estados Unidos, a brasileira trabalha em projetos de dança em escolas públicas da cidade. As aulas de Luiza são muito populares entre as crianças e adultos. “Ritmos brasileiros, passos de samba e padrões sincopados estão no centro do meu método”, diz Karnas, “estou trazendo o clima de carnaval para New York, e isso ajuda meus alunos a sorrir enquanto dançam”.

A bailarina Luiza
A bailarina Luiza
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo